Unasul convoca 6ª reunião do Conselho Sul-americano de Saúde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 12:32, por: cdb

A União de Nações Sul-americanas (Unasul) convocou nesta quarta-feira (18) a realização no Paraguai da 6ª Reunião do Conselho Sul-americano de Saúde.
O evento, que será inaugurado pela ministra paraguaia de Saúde Esperança Martínez, se levará a cabo nesta sexta-feira em um hotel de Assunção e faz parte das atividades desenvolvidas no marco do exercício da presidência temporária da União por parte do Paraguai.

A jornada terá entre seus objetivos implementar as resoluções e decisões acertadas pelo bloco e continuar com o programa de trabalho traçado pela Unasul nesse tema importante.

A coordenação e articulação do trabalho com outras instâncias sub-regionais, entre elas o Mercado Comum do Sul (Mercosul), também faz parte da ordem do dia das delegações dos 12 países integrantes.

A convocação aponta como um de seus eixos estratégicos nesse setor o fortalecimento institucional do Conselho e a consolidação de sua participação e posicionamento nos fóruns internacionais.

A 6ª reunião servirá também, segundo a agenda, para avaliar a execução e financiamento do Plano Quinquenal 2010-2015 no âmbito da saúde, de acordo com a informação divulgada.

À reunião assistirão o chanceler paraguaio, Jorge Lara; a colombiana María Enma Mejía, secretária geral da União; Rubén Figueroa, representante da Organização panamericana de Saúde no Paraguai; e Caroline Chang, delegada de organizações andinas.

A reunião desta sexta-feira faz parte dos debates realizados este ano no Paraguai pelos Conselhos encarregados de diferentes temáticas da Unasul, apenas um ano após a constituição desse esforço de integração do sul do continente americano.

Fonte: Prensa Latina

 

..