Um milhão de camisinhas serão distribuídas neste carnaval no ES

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 as 09:52, por: cdb

Um milhão de camisinhas serão distribuídas durante o Carnaval deste ano no Espírito Santo como forma de reforço à campanha contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids entre os capixabas. Segundo a A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), municípios e entidades da sociedade civil (como ONGs) têm até sexta-feira para a retirarem o material.

– Durante, o Carnaval as ações de prevenção às DSTs e Aids são intensificadas porque historicamente há um aumento das relações sexuais neste período. As pessoas estão mais liberadas e ficam mais propensas a ter relação sexual, principalmente o público mais jovem –explica a coordenadora de DST/Aids da Sesa, Sandra Fagundes.

Para ter acesso aos preservativos, basta procurar as unidades de saúde ou postos montados pelas prefeituras municipais durante o Carnaval. A cota de camisinhas dos municípios varia de acordo com a população e ações planejadas com antecedência. As empresas e entidades que atuam na prevenção também fazem a distribuição.

A coordenadora lembra que “usar camisinha é a única forma de prevenir as DSTs. Se for ter relação sexual, deve-se usar o preservativo como barreira de proteção”.

A Secretaria de Estado da Saúde distribui uma média de seis milhões de camisinha por ano.