UFF faz pesquisa sobre obesidade no Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 1 de março de 2003 as 16:49, por: cdb

O Laboratório de Avaliação Nutricional do Departamento de Nutrição Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) está promovendo, em Niterói, a primeira pesquisa populacional sobre obesidade em adolescentes e adultos. A pesquisa avaliará a relação entre nutrição e atividade física, com base em estudos que apontam o sobrepeso como um problema nutricional da população brasileira adulta, particularmente a que vive na região Sudeste.

O coordenador da pesquisa, professor Luiz Antônio dos Anjos, avalia que esta situação pode ser provocada pelo aumento da ingestão calórica e a redução da atividade física. Segundo ele, com as informações obtidas pela pesquisa serão traçados os níveis de obesidade e de atividade física e estimados o nível de necessidades calóricas da população adulta e o custo calórico da caminhada.

Os moradores dos domicílios selecionados, com idade maior do que 10 anos e que concordem em participar da pesquisa, terão seu peso, estatura e circunferência de braço medidas por uma equipe de dois profissionais devidamente identificados com crachás da UFF e uma camiseta da Universidade. O trabalho se estenderá até dezembro.