UE negocia com a Grécia novas medidas de austeridade fiscal

Arquivado em:
Publicado Quinta, 29 de Abril de 2010 às 08:11, por: CdB

A União Europeia deve completar as negociações com a Grécia "dentro de alguns dias" sobre o pacote de resgate, que está condicionado à redução do déficit do país, disse o comissário de assuntos econômicos e monetários da UE, Olli Rehn. Em declaração lida a jornalistas, nesta quinta-feira, Rehn afirmou que não pode dar detalhes sobre o pacote, mas disse que ele envolve empréstimos bilaterais de membros da zona do euro e que será "condicionado a uma consolidação fiscal".

Diante da crise que se agrava, a Grécia busca negociar novas medidas de austeridade com autoridades da União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) como parte de um pacote de resgate de três anos, disseram fontes próximas ao assunto nesta quinta-feira.

As medidas discutidas incluem a elevação de 2 a 4 pontos percentuais do imposto sobre valor agregado, de 21% atualmente, corte nos bônus salariais do setor público, assim como uma alta de pelo menos 10% nos impostos sobre combustível, tabaco e álcool.

– Todas essas (medidas) estão sobre a mesa. Elas ainda não são finais – disse à agência inglesa de notícias Reuters uma das fontes, que pediu anonimato.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo