UE descarta risco imediato à saúde por cinzas vulcânicas

Arquivado em:
Publicado Segunda, 19 de Abril de 2010 às 06:46, por: CdB

A Comissão Europeia está verificando se a nuvem de cinza vulcânica sobre a Europa tem como afetar a saúde das pessoas, mas por enquanto não há preocupações nesse sentido, disse um porta-voz na segunda-feira.

– Estamos checando essa questão. No momento não há preocupação – afirmou o porta-voz do Poder Executivo europeu a jornalistas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na semana passada que pessoas com problemas respiratórios poderiam sentir as consequências de inalarem as cinzas lançadas na atmosfera por um vulcão na Islândia.

A agência da ONU disse que as finas partículas de cinza não são nocivas enquanto ficarem na alta atmosfera, mas podem fazer mal quando começarem a cair ao chão.

Partículas de vidro

Técnicos encontraram partículas de vidro acumuladas no motor de um caça F-16 da Otan, resultado da erupção vulcânica da semana passada na Islândia, que causa riscos à aviação e levou à interdição do espaço aéreo em grande parte da Europa, disse uma autoridade dos EUA na segunda-feira.

– (Caças) F-16 aliados estavam voando e eles de fato encontraram um acúmulo de vidro – disse esse funcionário, que pediu anonimato e não deu informações sobre hora, data e local do incidente, nem a qual país o avião pertence.

– Este é um assunto seriíssimo, que num futuro não tão distante vai começar a ter um impacto real nas capacidades militares (...) se a questão das cinzas vulcânicas não desaparecer – completou.

A formação de vidro é resultado do resfriamento das minúsculas partículas expelidas pelo vulcão. A cinza vulcânica é abrasiva e pode corroer superfícies aerodinâmicas e afetar motores, sistemas eletrônicos e parabrisas.

Novos tremores

O vulcão que entrou em erupção na Islândia provocou novos tremores nesta segunda-feira, mas a fumaça e cinzas que causaram um caos aéreo na Europa baixou a uma altura de cerca de 2 km, informou o serviço de meteorologia.

A produção de cinzas se reduziu e cientistas e autoridades da guarda costeira se preparavam para sobrevoar a área do vulcão para tentar verificar se sua cratera produz lava no momento. Isso poderia indicar se a natureza da erupção está mudando.

– A situação está definitivamente melhor do que estava especialmente no sábado, um dia difícil devido ao volume de cinzas perto do vulcão – afirmou Urdur Gudmundsdottir, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo