UE DECLARA APOIO À ITÁLIA NO CASO DOS MARINHEIROS PRESOS NA ÍNDIA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 22 de outubro de 2012 as 06:35, por: cdb

ROMA, 22 OUT (ANSA) – A União Europeia (UE) declarou hoje seu apoio à Itália no caso dos dois marinheiros italianos presos na Índia acusados de matarem pescadores locais.
   
A UE apoia plenamente o governo italiano e continua a dar “a máxima prioridade” ao caso nos seus contatos com os homólogos indianos.
   
A declaração foi feita pelo porta-voz da Alta Representante da UE Chaterine Ashton, Michael Mann, que expressou “surpresa e desapontamento” pela reconstrução realizada ontem por um jornal italiano, na qual a Europa teria se distanciado do caso.
   
Ontem, o “Il Giornale” citou uma carta enviada pelo serviço diplomático europeu para o grupo na página do site de relacionamento Facebook, “Devolva-nos os nossos leões”, que conta com 70 mil inscritos, que solicitava uma intervenção de Bruxelas. Na resposta, segundo o jornal, a Europa tomou distância, sustentado que uma intervenção da UE “não seria apropriada em uma questão que compete a instância judiciária de um país estrangeiro”.
   
A UE enviou uma carta na qual se defende da acusação.
   
“A carta destaca os vários esforços que a Alta Representante e o serviço diplomático europeu realizaram a favor do governo italiano para resolver o caso. Inclusive em relação as normas internacionais que regulam estas situações”, afirmou o porta-voz.(ANSA)