Twitter amplia mobilização pelo PNBL

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 21 de junho de 2011 as 14:56, por: cdb

Há pouco, hoje à tarde, aconteceu um tuitaço (manifestação coletiva no twitter) com o objetivo de mobilizar todo o Brasil por uma Internet barata e de qualidade. Sob a hashtag (símbolo utilizado para mensagens de interesse comum) “MinhaInternetCaiu”, militantes cobraram virtualmente a implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

A mobilização incentivou a participação da sociedade civil nas discussões em torno do plano. Faz sentido. Para o Instituto Brasileiro em Defesa do Consumidor (IDEC), falta ao PNBL metas de universalização, controle tarifário e parâmetros que garantam qualidade na oferta da Internet.

Tenho dito que há vários desafios a enfrentar na implementação do PNBL. A meu ver, o plano é um ponto chave para o desenvolvimento do país na próxima década. Ele deverá  garantir a ampliação e a democratização do acesso a uma rede ágil, o aumento da produtividade das empresas, e a intensificação do diálogo com as diferentes populações.

Vetores de desenvolvimento

Em artigo, que convido vocês a ler, publicado aqui “Avanços e desafios ao Plano Nacional de Banda Larga” coloquei propostas que considero importantes para dar musculatura e profundidade ao PNBL. O governo tem obtido progressos na negociação com as teles, mas é necessário, também, coordenar e transformar as políticas já desenvolvidas de forma pontual em ações planejadas que atuem como vetores para o desenvolvimento socioeconômico.

Outra reivindicação dos militantes, que considero mais do que justa: envolver os movimentos e a sociedade civil no debate da democratização do acesso à Internet. É fundamental garantir a participação de diversos atores na construção do plano. Só assim ele conseguirá mobilizar e comprometer toda a sociedade em torno de um PNBL estruturado e consistente.

Ponto para os nossos ciber-ativistas!