Turquia inicia operação no Iraque contra separatistas curdos refugiados

Arquivado em:
Publicado Sexta, 22 de Fevereiro de 2008 às 07:28, por: CdB

Tropas turcas ultrapassaram, nesta sexta-feira, as fronteiras do Iraque em uma operação contra rebeldes curdos que estariam refugiados na região. Milhares de tropas aguardam na fronteira entre os dois países e poderão se unir à operação.
 
Mais cedo, a TV turca disse que o número de soldados dentro do Iraque seria de cerca de 10 mil. Segundo militares turcos, a operação foi precedida de bombardeios aéreos e terrestres. Mais de 30 mil pessoas morreram desde que grupo rebelde Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) deu início à luta armada pela criação de um Estado independente curdo no sudeste da Turquia em 1984.

A ação causou certa surpresa a analistas, por causa das condições pouco propícias na região montanhosa, que está coberta de neve, e porque não houve ataques recentes do grupo rebelde curdo na Turquia. O Exército dos Estados Unidos disse acreditar que a operação turca seja de duração limitada. Um porta-voz militar norte-americano declarou que a ofensiva será especificamente contra rebeldes curdos.

- A Turquia deu garantias de que fará todo o possível para evitar danos colaterais a civis inocentes ou à infra-estrutura curda - disse o almirante Gregory Smith. Esta é a segunda operação realizada no norte do Iraque por forças turcas desde que o Parlamento em Ancara autorizou ações militares no país vizinho, em outubro de 2007. 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo