Turquia fecha acordo sobre apoio logístico a tropas norte-americanas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de abril de 2003 as 10:04, por: cdb

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, declarou nesta quarta-feira, em Ancara, que discutiu com o governo da Turquia a possibilidade de envio de suprimentos dos Estados Unidos para suas forças no norte do Iraque através do território de seu aliado na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em entrevista coletiva, após seu encontro com o ministro turco das Relações Exteriores, Abdullah Gul, Powell disse que as tropas dos EUA enviadas por ar ao norte do Iraque já estabilizaram a situação na região, de maioria curda, razão pela qual Washington não via necessidade de forças turcas na área.

“A Turquia concorda em não enviar tropas para o norte do Iraque”, afirmou o secretário.

“Nós discutimos… outras necessidades que temos, agora, para dar apoio às forças da coalizão que estão operando no norte do Iraque, a fim de manter a situação estável na região”, acrescentou.

Por sua vez, Gul declarou que não havia necessidade de uma nova resolução parlamentar para que a Turquia apóie as medidas discutidas com Powell.

Gul enfatizou que há um acordo permitindo o uso do espaço aéreo turco pelas forças da coalizão, e acrescentou que a cooperação com os EUA continuará.