Tufão Ma-on vai para o norte e ameaça a maior ilha do Japão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 8 de outubro de 2004 as 04:03, por: cdb

O tufão Ma-on, com a ameaçadora companhia de ventos com força de furacão e chuvas torrenciais, tomou, nesta sexta-feira, o rumo do norte do Japão e foi para Honshu, a principal ilha do arquipélago, onde no sábado pode causar vários danos.

O Serviço Meteorológico do Japão, citado pela agência de notícias Kyodo, indicou nesta sexta-feira, que o Ma-on atingirá o leste do Japão, com especial virulência nas regiões de Tokai e Shikoku, e no litoral do Pacífico da ilha de Kyushu.

Na madrugada desta sexta-feira este tufão, que deve seu nome a uma montanha de Hong Kong, estava 280 quilômetros ao sul da ilha de Minamidaito, dirigindo-se de forma inexorável para as maiores ilhas do arquipélago nipônico.

Acredita-se que na tarde desta sexta o tufão atinja Minamidaito, ilha que está a 400 quilômetros ao leste de Naha, a capital de Okinawa.

Segundo o serviço meteorológico, são aguardadas chuvas torrenciais de até 250 milímetros nas regiões de Tokai, sul de Kinki e em Shikoku nas próximas horas, que se estenderão para o território central do Japão progressivamente.