Tucanos têm “bico bonito”, mas são “predadores”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de outubro de 2012 as 11:35, por: cdb

O alerta do título acima aos eleitores, para que tomem cuidado com a espécie na hora de votar no 2º turno domingo próximo, foi feito pelo ex-presidente Lula, ao participar de comício do candidato a prefeito que apoiamos em Jundiaí, Pedro Bigardi (PC do B), que enfrenta Luiz Fernando Machado (PSDB). A cidade está sob controle tucano há 16 anos e pela primeira vez tem 2º turno.

“Vocês sabem que tucano tem aquele bico bonito, mas é predador. Quem conhece aves sabe que tucano come passarinho novo no ninho, come ovinho. É preciso tomar cuidado”, afirmou o ex-presidente na praça lotada da cidade.

O ex-presidente lembrou que, assim como ele em 2006, e como a presidente Dilma Rousseff em 2010, os candidatos do PT no 1º e no 2º turnos no país estão sendo alvo de uma “central de mentiras”.

Eleitor já se encheu de tantas mentiras da oposição

“Vocês estão vendo a campanha contra o (Fernando) Haddad. É por isso que o Haddad vai ganhar também, como você (Bigardi) vai ganhar aqui. Porque o povo brasileiro e o povo de Jundiaí estão com o saco cheio de mentiras, com o saco cheio de candidato que não tem o que falar e então começam a falar do outro”, afirmou o ex-governante brasileiro.

O ex-presidente abriu o discurso falando de sua saúde. Disse que está “quase 100% curado”, que a garganta ainda está um pouco inchada, mas que já recuperou “90% da mobilidade da perna”. “Logo, logo estarei marcando um golzinho”, afirmou.

Ele discursou por pouco mais de 11 minutos e explicou aos eleitores que à tarde, ontem, teria um encontro com o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy. À noite ele compareceu a comício de Sebastião Almeida (PT), em Guarulhos. Hoje sobe no palanque do Elmano de Freitas (PT) em Fortaleza. Amanhã está programada sua participação em comícios dos candidatos do PT em Cuiabá e Taubaté (SP).

Lula na campanha em Jundiaí, Guarulhos, Taubaté, Fortaleza, Cuiabá…

Pois é, meus amigos, a partir de Jundiaí, uma das 12 cidades paulistas em que haverá 2º turno neste domingo (no total haverá em 50 municípios em todo o país) vocês vêem que os tucanos estão perdendo as principais cidades do Estado – na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba, nnas regiões de de Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, na Baixada Santista…e por ai vai…

Mas, não é só no Estado de São Paulo. Como demonstrei a vocês em posts anteriores aqui no blog, no 1º turno eles já foram varridos do mapa, também, das capitais e grandes cidades das regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Agora saíram novzas pesquisas e eles indicam que a tendência é serem batidos, também no 2º turno em São Paulo (Estado e Capital) e nas capitais que disputam na região Norte do país.

Pelas novas pesquisas, agora do IBOPE – e é bom a gente ter presente que elas são um retrato do momento e não nos desmobilizarmos – as eleições em Terezina, Macapá e Porto Velho vão ser decididas na boca da urna. Nas três capitais há empate técnico ou a diferença é muito pequena. A situação é idêntica em Cuiabá, embora não tenha saído pesquisa sobre a capital matogrossense ontem. Vamos aguardar.