Tuberculose faz 85 mil novas vítimas por ano no Brasil

Arquivado em:
Publicado Quarta, 24 de Março de 2010 às 09:05, por: CdB

A tuberculose faz 85 mil novas vítimas por ano no Brasil. O país está entre as 22 nações responsáveis por 80% dos casos no mundo, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Dados de 2007 mostram que o Rio de Janeiro é o estado que concentra o maior número de casos por habitante, com 73,27 tuberculosos para 100 mil habitantes, seguido por Amazonas (67,60) e Pernambuco (47,79).

O Ministério da Saúde estipulou o objetivo de reduzir de 8% para 5% a taxa nacional de pacientes que abandonam o tratamento, e elevar de 63% para 85% o número de pessoas curadas.

A tuberculose nunca deixou de ser uma doença importante no país e, atualmente, com o aumento das doenças que afetam o sistema imunológico, como a desnutrição, os cânceres e a Aids, ela voltou a ser fonte de grande preocupação.

Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que atinge principalmente os pulmões, a doença é mais comum entre os homens e, geralmente, é mais impactante nas camadas sociais menos favorecidas.

A tuberculose é transmitida por gotículas de saliva contendo o bacilo, que podem se espalhar quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

A doença pode ser curada através de antibióticos diários durante seis meses. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos.

Os sintomas podem ser facilmente confundidos com uma gripe forte, como tosse persistente, perda de peso lenta e progressiva, fraqueza física, suores noturnos e uma febre leve durante o período da tarde.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo