Tropas romenas localizam o maior paiol já achado no Afeganistão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 18 de abril de 2003 as 15:49, por: cdb

Soldados romenos localizaram esta semana em covas do sul do país o maior paiol supostamente pertencente aos talibãs achado até agora no Afeganistão, informou nesta sexta-feira, um porta-voz militar americano.

Três mil foguetes de 107 milímetros e cerca de 1.250.000 balas de metralhadora e armas de menor calibre, além de aproximadamente 30 minas antitanques, foram localizadas pelos militares romenos entre a última quarta (16) e quinta-feira (17), em duas covas em Hazarjel, ao sul do país, perto da cidade de Kandahar.

O coronel Roger King, porta-voz do contingente dos Estados Unidos na base de Bagram, perto de Cabul, disse aos jornalistas que a localização foi feita por militares romenos que habitualmente protegem a base de Kandahar, pertencente às tropas da coalizão internacional que luta contra os talibãs e os membros da organização terrorista islâmica Al Qaeda no sul do Afeganistão.

Cerca de 9.000 militares americanos e 2.500 de outros países integram o contingente internacional em ação no Afeganistão dentro da operação contra o terrorismo chamada “Liberdade Duradoura”, promovida por Washington depois dos atentados do 11 de setembro de 2001 contra os EUA.