Tropas americanas agirão “com cautela” em Bagdá, diz Hoon

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 6 de abril de 2003 as 09:30, por: cdb

As tropas americanas agirão “com cautela” em suas operações para tomar Bagdá, afirmou neste domingo, o ministro da Defesa do Reino Unido, Geoff Hoon, em declarações à rede de televisão pública BBC.

Hoon destacou o progresso do Exército dos Estados Unidos, que chegou à periferia da capital iraquiana e está avançando em direção a seu centro urbano.

Sobre a tática que será usada pelos americanos que avançam para Bagdá, o ministro sugeriu que será similar à “cuidadosa” estratégia empregada pelos britânicos em Basra.

As tropas do Reino Unido avançaram este domingo para o centro de Bagdá após quinze dias situadas em seus arredores, aguardando o melhor momento para a invasão.

Num sinal de que espera uma rápida resolução do conflito, Hoon disse que apenas “um pequeno número” de tropas britânicas continuará no Iraque dentro de alguns meses.

“É importante que as tropas não fiquem no Iraque nem um dia a mais do que for necessário, mas já avisei que estas seriam forças flexíveis que participariam tanto da luta como do princípio da reconstrução”, afirmou.

Hoon também defendeu o uso das bombas de fragmentação por parte das tropas britânicas, para “defender-se”.