Troféu Brasil Caixa: Disputa por medalhas começa nesta quinta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de setembro de 2002 as 01:28, por: cdb

Algumas das principais estrelas do XXI Troféu Brasil CAIXA de Atletismo já estarão na pista nesta quinta-feira (26/09), no primeiro dia de provas da mais importante competição deste esporte na América Latina, que será disputada até domingo (29/09), no Estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã. Pela manhã, as provas acontecem das 9h às 11h30min, e à tarde, das 15h25min às 19h20min. O destaque da programação fica por conta das finais dos 100m e do salto em distância (só o masculino) e das semifinais dos 400m e 1500m.

A prova mais veloz do atletismo terá nas raias, por exemplo, André Domingos (Unoeste/Damha-CAIXA), medalhista de bronze em Atlanta e Sydney no 4x100m. Entre os principais adversários, estão Vicente Lenilson (Unoeste/Damha-CAIXA), Cláudio Roberto de Souza (BM&F Atletismo/ CAIXA) e Raphael Raymundo de Oliveira (BM&F Atletismo/CAIXA), seus companheiros de revezamento na equipe brasileira:

– Todos têm condições de vencer. Estou sem ritmo de competição, pois fiquei parado por duas semanas. Mas o importante é estar com a cabeça boa no dia da prova. Ficarei satisfeito em garantir uma medalha – disse André.

Thiago Carahyba (BM&F Atletismo/CAIXA), campeão mundial da categoria menor em 2001, na Hungria, no salto em distância, também tentará sair do Rio de Janeiro com a vitória nesta quinta-feira. Seu último triunfo foi nos Jogos Abertos do Interior, em Franca, quando venceu com 7m62.

– Se eu saltar acima de 7m70 ficarei satisfeito. Sinto-me bem para alcançar um bom resultado – comentou o recordista sul-americano juvenil.

Campeão sul-americano dos 1.500m, o brasiliense Hudson de Souza (São Raimundo/CAIXA) entra na pista do Célio de Barros para a disputa das semifinais da distância. Neste ano, sua melhor marca foi 3min34s02, muito próxima do seu recorde pessoal (3min33s99). Além de tentar confirmar o favoritismo, o atleta aproveitará o XXI Troféu Brasil CAIXA de Atletismo para testar seu desempenho em outra prova: os 5000m, no domingo (29/09).

– Vou estrear nesta prova aqui no Rio. Sugeri ao Luis Alberto de Oliveira (técnico) e ele aprovou. Quero saber como vou me sentir correndo essa distância. Vou tentar ficar entre os três primeiros colocados – contou o recordista sul-americano dos 1500m, 3000m e da milha.

Outra semifinal da programação será a dos 400m. Luís Eduardo Ambrósio (Assem/São José dos Campos), de 19 anos, está empolgado após a vitória obtida em Franca, nos Jogos Abertos, com 47s09s. Entre seus principais concorrentes estão Flávio Godoy e Anderson Jorge de Oliveira.

– Atravesso uma boa fase na minha carreira. Meu treinador Marcelo Lino tinha estabelecido uma meta de 46s50 para esta temporada e consegui correr em 46s08. Portanto, estou no lucro. Vamos ver como me sairei aqui no Troféu Brasil – comentou Luís Eduardo.