Tripulantes espaciais voltam à terra com tocha olímpica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 11 de novembro de 2013 as 11:08, por: cdb
Uma cápsula Soyuz trouxe nesta segunda-feira de volta à Terra três tripulantes da Estação Espacial Internacional
Uma cápsula Soyuz trouxe nesta segunda-feira de volta à Terra três tripulantes da Estação Espacial Internacional

Uma cápsula Soyuz trouxe nesta segunda-feira de volta à Terra três tripulantes da Estação Espacial Internacional, junto com uma tocha olímpica que foi exibida no espaço como parte dos preparativos da Rússia para a Olimpíada de Inverno de 2014, em Sochi.

Com a ajuda de paraquedas e foguetes de frenagem, a Soyuz TMA-09M pousou na estepe cazaque dentro do horário previsto, às 8h49 (0h49 em Brasília), após três horas e meia de viagem a partir da estação espacial. O pouso foi mostrado ao vivo por TVs russas e pelo canal da Nasa.

– A tocha olímpica está em casa após uma jornada de quatro dias – disse o locutor da Nasa após um retorno que ele descreveu como impecável e “na mosca”, num céu sem nuvens sobre o matagal amarelado dos arredores da localidade cazaque de Zhezkazgan.

A cápsula parou de lado, e em seguida robustos funcionários russos retiraram de lá o cosmonauta Fyodor Yurchikhin, que foi levado para uma cadeira e coberto com uma espessa manta azul, para protegê-lo do frio de -4ºC.

A tocha cinza e prateada, inspirada na Ave de Fogo do folclore russo, foi também retirada da cápsula, desembrulhada e entregue a Yurchikhin, que parecia radiante ao segurá-la para as câmeras.

Seus compatriotas Oleg Kotov e Sergei Ryazansky haviam no sábado saído com a tocha, apagada, para o espaço aberto. Tochas olímpicas já haviam viajado ao espaço antes das Olimpíadas de 1996 e 2000.

Também voltaram à Terra nesta segunda-feira a norte-americana Karen Nyberg e o italiano Lucas Parmitano.