Tribunal rejeita recurso de Mladic, aprova extradição

Arquivado em:
Publicado Terça, 31 de Maio de 2011 às 04:10, por: CdB

Tribunal rejeita recurso de Mladic, aprova extradiçãoLegenda:Sérvia deve extraditar Mladic nas próximas 24 horas--fontes (reuters_tickers)

BELGRADO (Reuters) - O tribunal para crimes de guerra da Sérvia rejeitou o recurso do ex-general servo-bósnio Ratko Mladic contra sua extradição ao Tribunal Penal Internacional na cidade holandesa de Haia, disse uma porta-voz do tribunal nesta terça-feira.

O recurso foi apresentado no início da terça-feira, após Mladic receber permissão para visitar o túmulo da filha Ana, em Belgrado, e receber seus netos na prisão. Sua filha cometeu suicídio em 1994.

Em 1995, o tribunal de Haia acusou Mladic de genocídio pelo cerco de 43 meses contra Sarajevo e o massacre de 8 mil muçulmanos em Srebrenica, durante a Guerra da Bósnia de 1992 a 1995.

Sua transferência e extradição devem acontecer nas próximas 24 horas, disseram autoridades sérvias, antes da decisão do tribunal.

"O painel de três juízes decidirá rapidamente sobre o recurso, é quase certo que eles o rejeitarão, o Ministério da Justiça assinará os papeis de extradição e ele irá embora", disse uma autoridade, que pediu para não ter seu nome revelado.

Agentes de segurança sérvios encontraram o ex-general, que passou 16 anos foragido, na semana passada, na casa de campo de seu primo. Ao realizar a detenção, a Sérvia retira o maior obstáculo à entrada do país na União Europeia.

(Reportagem adicional de Aleksandar Vasovic, Adam Tanner,Gordana Katana e Banja Luka)

Reuters

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo