Três bandas que tocaram o melhor de 2003

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de dezembro de 2003 as 21:23, por: cdb

 
O ano de 2003 foi sem dúvida o ano dos Tribalistas. O trio formado por três músicos/ amigos de relevância na cena musical dos últimos anos (Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown) teve sua música, Velha Infância, como a mais executada nas rádios do país. Claro, isso aconteceu em parte porque a música tocava na novela Mulheres Apaixonadas. Mas seria injusto não considerar também sua qualidade (assim como do disco). Esse projeto (que pelo que tudo indica não terá continuidade) foi um momento feliz na carreira dos três. O disco teve mãos competentes como a do músico Dadi (A Cor do Som) e uma forte inspiração que abrange todo o repertório. Algumas músicas trazem um clima mórbido característico em canções de Antunes, outras trazem temas mais alegres, Brown, e outras ainda passam por variações óbvias da obra de Marisa Monte. Poucas transmitem um equilíbrio de influências do trio. Um exemplo é a já citada Velha Infância.
 
Outra banda que se destacou é o Los Hermanos. Lançaram o terceiro disco e a maturidade é sentida nas (até agora) duas músicas que tocam nas rádios. Cara Estranho é a mistura perfeita do que talvez sejam as maiores influências da banda: o rock alternativo (sistematicamente rotulado de indie) e influências nacionais admitidas pela banda, como Chico Buarque. Simples, carismático e inovador. Ventura, o nome do disco, teve uma divulgação tímida. Mas quem quase não teve divulgação nenhuma foi O Silêncio Q Precede o Esporro. Quarto disco de estúdio do Rappa, o primeiro sem o líder ideológico da banda Marcelo Yuka, traz músicas bem trabalhadas e momentos de homenagem ao poeta Waly Salomão. O Rappa cativou fãs ao longo dos anos como Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho (que inclusive faz participação especial em Silêncio). Os Hermanos começam a conquistar também nomes como Tom Zé e Caetano Veloso, que já aprovaram os trabalhos.        
 
 
CURTAS
 
O ex Titã Nando Reis toca nesta sexta e sábado no Ballroom, no Humaitá. No show ele irá apresentar músicas do seu quarto disco solo, lançado esse ano, A Letra A. O ingresso custa R$ 20,00.
 
Já Jack White, líder da banda White Stripes, foi fichado e acusado de ter agredido Jason Stollsteimer, da banda Von Bodies. White alega ter sido legítima defesa.