Trem descarrilado causa derramamento de ácido sulfúrico no Chile

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de abril de 2003 as 15:38, por: cdb

Um trem que transportava ácido sulfúrico no Chile, proveniente de uma mina de cobre da estatal Codelco, provocou um alerta ambiental nesta terça-feira ao descarrilar em uma região agrícola.

O trem, que levava cerca de 47.000 litros do perigoso produto químico da mina El Teniente, se aproximava do porto de San Antonio para embarque.

Mas nas proximidades de Melipilla, a cerca de 70 quilômetros ao sul de Santigo, nove dos seus 30 vagões descarrilaram derrubando o ácido em uma área agrícola.

“Não temos a quantidade do que foi derramado. Sabemos que há nove vagões envolvidos que continuam derramando ácido, mas junto à linha do trem há um terreno arado que serve de esponja e está absorvendo o ácido que cai dos vagões”, disse Juan Vera, comandante dos bombeiros de Melipilla.

Como medida de segurança, as autoridades retiraram as pessoas do local, mas declararam que ninguém foi afetado pelo material tóxico.

A inalação do ácido sulfúrico pode ser extremamente prejudicial, e o contato direto pode causar queimaduras na pele. A mistura do produto químico com água ou metais leves pode ocasionar reações como nuvens tóxicas e até explosões.