Tratamento para câncer de pulmão é testado com sucesso em Taiwan

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de janeiro de 2007 as 18:07, por: cdb

Os exames genéticos para estabelecer o tratamento mais adequado em pacientes de câncer de pulmão, desenvolvidos em Taiwan, estão alcançando bons resultados, informaram fontes médicas.

Os exames de cinco genes, inventados pelo médico Chen Hsuan-yu e outros colegas no Hospital da Universidade de Taiwan, ajudam a classificar os pacientes com relação ao risco de contrair câncer e o tratamento mais adequado.

Por enquanto, são utilizados de modo experimental no Hospital de Taiwan para decidir o nível de quimioterapia que deve receber cada paciente. Os inventores dos exames esperam que eles sejam utilizados em breve em mais hospitais, para adotar melhores tratamentos contra o câncer, não só de pulmão, mas de outros tipos.

O teste médico é de uso singelo e também pode servir para que os pacientes saibam seu risco de contrair câncer. Os pesquisadores taiuaneses descobriram 16 genes que afetam a probabilidade de recaídas e morte por câncer de pulmão.

Investigações posteriores levaram a restringir a cinco os genes-chave para a detecção do risco de câncer de pulmão.Os exames também estão sendo utilizados em hospitais dos Estados Unidos, em condições especiais.