Transcrição mostra insegurança de pilotos do Legacy

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de maio de 2007 as 11:09, por: cdb

O conteúdo da conversa entre os pilotos do Legacy que colidiu com o Boeing da Gol, em setembro de 2006, mostra insegurança em relação aos equipamentos da aeronave. Em um dos trechos, Jan Paladino e Joseph Lepore afirmam que não sabem qual equipamento deveriam acionar. A gravação da conversa, registrada pela caixa-preta do jato, foi obtida pela rádio Jovem Pan.

– Mas eu não sei qual deles! – diz uma das falas. – Você teria que provavelmente ler o manual para ver qual configuração seria – o outro responde, e ouve: – eu estou com medo de ler alguma coisa agora! -. Logo depois, um deles afirma: – não faça nada, apenas desligue, tudo bem? -.

Nas conversas, não é possível distinguir se o equipamento do qual eles falam seria o transponder, que estaria desligado no momento da colisão, de acordo com as investigações sobre o acidente. O equipamento é responsável por enviar alertas aos pilotos em caso de possibilidade de colisão com outras aeronaves.

Na sexta-feira, os dois pilotos foram denunciados culposamente pelo acidente, que resultou na morte 154 pessoas, no dia 29 de setembro do ano passado. Segundo o procurador Thiago Lemos de Andrade, que ofereceu a denúncia, os pilotos não tinham consciência do risco, mas estavam errados porque deveriam estar em outra altitude. O procurador confirmou que o transponder do jato Legacy teve desligamento acidental.