Trabalho ambiental em Barueri é destaque em visitas monitoradas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 13:23, por: cdb

18/04/2012«-»» Trabalho ambiental em Barueri é destaque em visitas monitoradas

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente levou nesta terça-feira, 17, os novos militares incorporados ao 22° BLog-L, para visitar o aterro sanitário de Barueri. Lá, mais de 140 militares conheceram a área de recuperação do aterro, onde também ficam localizados o Viveiro Municipal e a Cooperyara.

 

As visitas ao aterro sanitário fazem parte de um programa especial mantido Secretaria de Meio Ambiente, como forma de difundir as práticas socioambientais da Prefeitura de Barueri. Na semana passada, foi a vez dos alunos das escolas municipais de Barueri conheceram a área de recuperação do aterro, assim como o viveiro e a Cooperyara.

 

Na visita do batalhão, os militares conheceram o Viveiro Municipal e puderam ver as mais de 30 mil mudas cultivadas – um lugar que serve para a reprodução de diversos tipos de árvores nativas e frutíferas, como: araucária, angico, canafistula, ipê roxo e amarelo, tipuana, ameixeira, jabuticabeira, pau brasil, cerejeira, sibipiruna e amoreira, entre outras.

 

Na sequência, seguiram para a Cooperyara – Cooperativa de Reciclagem, onde conheceram a história da criação da cooperativa e o testemunho de cooperados que trabalham com a coleta de material reciclável desde a época do antigo lixão. Aprenderam o aspecto social da coleta seletiva, além do trabalho realizado em todo o processo de separação e venda do material coletado.

 

Testemunho

Um dos fundadores da Cooperyara, Benedito da Silva, além de receber a visita dos militares e contar sua história na cooperativa, ainda pôde mostrar o seu trabalho exercido com muito orgulho, para os novos colegas de seu filho – já que no meio dos 140 militares estava presente o soldado Romário, seu filho. “A gente fica muito gratificado em receber as pessoas aqui em nosso trabalho. Antes da cooperativa, tínhamos vergonha do que fazíamos, e até corríamos. Hoje, vamos atrás das pessoas para mostrar nosso trabalho, que além de gerar renda ajuda na preservação do meio ambiente. Tenho orgulho de mostrar meu trabalho para os novos colegas do meu filho”, disse Benedito da Silva.

 

Por fim, já no aterro sanitário, foi apresentado aos soldados todo o trabalho das obras de recuperação ambiental do local, como a implantação de drenos para coleta de gases e de chorume, investimento todo ele feito pela Prefeitura de Barueri no ano de 2005.

 

“É muito importante vir aqui e ver com os próprios olhos o destino do lixo que separamos para reciclagem. Por isso, todos os pais deveriam trazer seus filhos para visitar este lugar, só vendo isso aqui para conscientizar as pessoas em separar seus lixos”, comentou o soldado Bezerra, do 22° BLog-L, comandado pelo tenente Coronel Himario Brandão Trinas.

 

Visita monitorada ao aterro

Para grupos, escolas e empresas interessadas em agendar uma visita monitorada ao aterro, entrar em contato com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, no telefone 4199-1500.

  Secretaria de Comunicação Social