Trabalhadores italianos protestam em massa contra o arrocho

Arquivado em:
Publicado Domingo, 21 de Outubro de 2012 às 02:36, por: CdB

Uma convocação da Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL), o maior sindicato do país, reuniu neste sábado (20) em Roma milhares de trabalhadores para protestar contra a austeridade do governo de Mario Monti.
Sob o lema "O trabalho acima de tudo", os manifestantes se concentraram na Praça San Giovanni, no centro da capital.

De acordo com os organizadores, o propósito do protesto é denunciar os cortes no gasto público, demissões e fechamentos de fábricas, assim como instar o governo a fazer mais para ajudar os trabalhadores afetados pela recessão.

Segundo meios de comunicação locais, em Roma se concentraram filiados ao sindicato e trabalhadores precários e irregulares provenientes de diversas partes da Itália, os quais portaram globos e bandeiras vermelhas da CGIL e cartazes com lemas contra o governo, cmo “Fora, Monti”.

A secretária da CGIL, Susanna Camusso, condenou a administração ao manifestar que a austeridade não funcionou e que os legisladores deveriam concentrar-se em formas destinadas a estimular o investimento e o emprego.

"Suas políticas impactaram a capacidade de consumo e não protegeram a indústria e os trabalhadores, esta é a razão pela qual o país está em uma recessão extraordinariamente profunda", declarou.

A CGIL exige do governo medidas que fomentem o investimento e criem emprego, sobretudo entre os jovens e as mulheres, setores especialmente afetados pelo aumento do desemprego.

Camusso anunciou que em 14 de novembre os trabalhadores voltarão a sair às ruas na ocasião em que se realiza a jornada de mobilização em toda a União Europeia, decidida pela Confederação Europeia de Sindicatos.

Neste sábado dezenas de milhares de manifestantes também marcharam pelas ruas de Londres, no Reino Unido, para opor-se às medidas de austeridade e cortes fiscais aplicados pelo governo conservador de David Cameron.

Prensa Latina

 

..

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo