Tornados deixam 34 mortos nos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de maio de 2003 as 15:23, por: cdb

Uma série de tornados varreu o leste dos estados norte-americanos de Kansas, Missouri, Arkansas e Tennessee, no último domingo (4), matando pelo menos 34 pessoas, informaram autoridades dos serviços de emergência.

O condado de Lawrence, no Missouri, parece ser a área mais violentamente atingida, registrando 12 vítimas fatais e extensos danos materiais, de acordo com um porta-voz da Polícia, Doug Seneker.

O tornado atingiu o sudeste do condado às 18h25 (hora local) e permaneceu por meia hora, passando pelo centro de Pierce City.

Ryan Jewell, do Serviço Nacional de Meteorologia, declarou que as autoridades só vão saber a categoria das tempestades após realizar uma pesquisa na região.

– Mas, pelo estrago causado, a tempestade parece ser de intensidade F3, ou mais forte -, observou.

Os ventos de tornados F3 – numa escala que chega a F5 – atingem entre 254 e 331 quilômetros por hora e têm força suficiente para causar grandes estragos, derrubando paredes e destelhando casas bem construídas, além de arrancando árvores pela raiz.

“Esses tornados são parte de uma grande frente”, afirmou Rich Thompson, do Serviço Nacional de Meteorologia em Norman, no estado de Oklahoma.

Thompson disse que as tempestades foram causadas pelo encontro de uma massa de ar seco, vinda das Montanhas Rochosas, com uma de ar úmido, procedente do Golfo do México.