Tóquio quer discutir Tratado de Livre Comércio com Méixo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de novembro de 2003 as 08:58, por: cdb

O Governo japonês enviou, neste domingo, ao México, um alto funcionário da Secretaria do Gabinete para retomar as negociações bilaterais do Tratado de Livre Comércio (TLC), suspensas desde o mês passado, informaram as autoridades.

Segundo a agência de notícias Kyodo, Shotaro Yachi, subdiretor adjunto da Secretaria do Gabinete, se reunirá com funcionários da Secretaria mexicana de Comércio com a finalidade de colocar de novo em andamento, o mais rápido possível, as negociações do TLC e estabelecer um calendário específico para as discussões.

O Governo japonês foi muito criticado dentro do país por seu atraso em estabelecer este tipo de laço de integração, se comparado a outros países da Ásia, devido à falta de coordenação existente entre os Ministérios dos Assuntos Exteriores, Comércio, Indústria, Economia e Agricultura.

Japão e México não conseguiram assinar o TLC bilateral durante a viagem a Tóquio do presidente Vicente Fox, em outubro passado, por causa da rejeição do país asiático de liberalizar seu mercado agrícola, com a recusa de incluir a carne de porco e produtos como os sucos de laranja na lista de mercadorias que estariam isentas de tarifas com o futuro convênio.

O Japão tem apenas um TLC firmado com Cingapura e iniciou negociações com a Coréia do Sul. Além disso, espera fazer o mesmo com países vizinhos durante sua próxima cúpula com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) de dezembro.