Toque de dispersar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de março de 2003 as 14:49, por: cdb

O Alto-Comando do Exército – que conforme esta coluna informou, ontem, está reunido no Forte Apache, em Brasília, para, entre outros temas, elaborar a lista de promoções – acompanha com muita apreensão o processo de gestação do novo sistema previdenciário do Governo Lula. As propostas já vazadas pelo ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, tiveram efeito devastador na tropa: grande contingente de oficiais superiores já está com a inspeção de saúde realizada e prestes a solicitar transferência para a reserva. Motivo: ninguém quer perder as vantagens que ainda possui.

Preocupa, também, o grande número de ações judiciais que serão impetradas nos próximos dias por coronéis das turmas de 76 e 77 da Aman. Tais oficiais, por questões de dias, perderam o direito ao recebimento do soldo do posto superior ao passarem para a reserva, em 31 de dezembro último.

Segundo fontes militares, a se confirmarem as modificações que estão sendo anunciadas, teme-se que, a curto prazo, o presidente Lula da Silva tenha de promover majores a generais, em função dos claros que se abrirão com o inevitável êxodo dos quadros mais qualificados da força terrestre.

BUSHOU
Na entrevista ao excelente Dan Rather, o iraquiano Saddam Hussein propôs a George Bush um debate na televisão, via satélite, para que ambos apresentassem suas idéias aos seus povos e ao mundo. O presidente americano amarelou.

EMÍLIA
Poucas e solenes senhoras compareceram, ontem, na Alerj, à solenidade promovida pelo Movimento das Mulheres. Nem a presença da secretária especial de Políticas para Mulheres, Emília Fernandes, atraiu o público.

HAMBRE CERO
A Argentina vê no Fome Zero a oportunidade de aumentar as exportações de alimentos para o Brasil. Los hermanos querem competir, em igualdade de condições, com produtos nacionais, nas licitações para a compra de alimentos para o programa. Entendem que, com a subida do preço do petróleo e o encarecimento dos fretes, seus produtos terão preços competitivos.

IN LOCO
O presidente Lula participará, no próximo fim de semana, da reunião do diretório nacional do PT, quando será votada resolução para definir os casos de dissidência no partido e as punições para acabar com eles. Em conversas reservadas, Lula teria dito que não vai aceitar que as bancadas do PT no Congresso atrapalhem seu Governo. Ele quer lealdade absoluta e coesão total do partido na votação das matérias de interesse do Governo. Na reunião poderá conhecer o tamanho da dissidência radical.

RONALDINHA
Milene Domingues, mulher do pentacampeão Ronaldo, foi atração, ontem, na Feira de Futebol de Madri. Depois de dar autógrafos durante mais de uma hora no estande da marca de sobremesas que patrocina o Rayo, falou do desejo de vestir a camisa do clube, o que por enquanto não pode fazer, pois jogadoras estrangeiras não podem participar de campeonatos femininos espanhóis.

HÁ LIMITE
Nenhum vencedor do Oscar deste ano poderá falar mais de 45 segundos em seu discurso de agradecimento. O produtor da cerimônia, Gil Cates, decidiu impor novas e estritas regras que proíbem aos ganhadores a leitura de intermináveis listas com os nomes de todas as pessoas que lhes ajudaram a conseguir a estatueta. Em almoço ontem num elegante hotel de Beverly Hills, Cates advertiu aos mais de 100 indicados que retirará do palco quem passar do limite.

Inconfidências

>> O engenheiro Arnaldo Mourté – que exerceu revelantes cargos nos governos do PDT – foi nomeado assistente de gabinete da deputada Cidinha Campos, no símbolo mais irrelevante (CCDAL-5).

>> Guga estreou com tranqüila vitória no Master Series de Indian Wells (EUA). Venceu, ontem, o croata Goran Ivanisevic por 6/2 e 6/4 em apenas 53 minutos.

>> O cantor inglês Rod Stewart, que acaba de publicar um álbum com versões de grandes clássicos da música americana, disse ontem, em Madri, que deixou de ser o bebedor e mulherengo que era nos anos 60.

>> O carnavalesco Jorge de Freitas, bicampeão do carnaval de São Paulo co