Tony Blair é criticado por vírus de computador

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 5 de setembro de 2003 as 15:36, por: cdb

Começou a circular pela Internet um novo vírus de computador que critica o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e tenta lançar um ataque contra o site do Governo da Grã-Bretanha, afirmaram hoje especialistas em computação. O vírus, do tipo worm, chama-se Quaters e está se espalhando através de chats e emails, utilizando titulos de spam como “Re: Thanks” ou “Your delivery information”.

O vírus usa uma mensagem que acusa Blair de estar esbanjando dinheiro dos contribuintes em imigração em lugar de empregá-lo nos serviços de saúde e nas escolas. “Pense sobre isto senhor Blair. Sua carreira depende disso”, diz a mensagem.

O Quaters também tenta lançar um ataque de “negação de serviço” ou DNS contra o site do governante, afirmou a empresa de segurança virtual Sophos.

Este ataque, do mesmo tipo que o vírus Blaster empreendeu sem sucesso contra a Microsoft em meados de agosto, transforma os computadores infectados, que não tenham limpado seus sistemas operacionais, em uma espécie de zumbis que na hora programada enchem de mensagens um site pré-determinado.

O vírus ataca apenas os computadores com o sistema operacional Windows e foi qualificado de baixo risco pelas empresas de segurança na Internet, já que, por enquanto, infectou um pequeno número de aparelhos.