Toma posse ministro da Igualdade Racial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 as 11:43, por: cdb

O novo ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, deputado federal Edson Santos, tomou posse nesta quarta-feira, em solenidade no Palácio do Planalto. Santos, de 53 anos, é carioca e iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, nos anos 80. Na época, foi aluno do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e integrou a União Estadual dos Estudantes.

Depois, na Cidade de Deus, favela da Zona Oeste do Rio onde morou por dez anos, começou a trabalhar como líder comunitário. Santos presidiu o Conselho de Moradores da comunidade e, em 1988, foi eleito vereador do município do Rio de Janeiro e reeleito por quatro vezes.

O novo ministro concorreu ao Senado em 2002, mas não foi eleito e chegou à Câmara dos Deputados em 2007 ao obter 105 mil votos nas últimas eleições, em 2006. Santos foi o deputado federal mais votado do PT do Rio de Janeiro. Como deputado, participou da Comissão Geral que discutiu o Estatuto da Igualdade Racial.

Substituto de Matilde

Edson Santos ocupa a cadeira da ex-ministra da Matilde Ribeiro. Ela pediu demissão do cargo no início do mês, após levantadas suspeitas de uso indevido do cartão corporativo, dado a altos funcionários do Poder Executivo para pagar despesas durante eventos e viagens oficiais.

– Solicito meu desligamento do governo. Assumo o erro. É um erro adminstrativo que pode e deve ser corrigido – disse a ministra à época.

Em 2007, segundo o site oficial da Presidência da República que detalha os gastos de cada detentor do cartão, Portal da Transparência, ela gastou mais de R$ 170 mil.