TNK-BP descarta compra da Yukos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 1 de outubro de 2004 as 11:32, por: cdb

A TNK-BP, joint venture russa da petrolífera BP, não planeja participar de nenhum possível leilão para a venda de ativos da Yukos, disse o presidente do Conselho da empresa ao jornal Financial Times, na sexta-feira.

– Nós (TNK-BP) estamos satisfeitos com os ativos que temos – disse ao jornal Mikhail Fridman, chefe do grupo Alfa, o acionista russo majoritário da TNK-BP. – Não achamos que as ações legais contra a Yukos tenham sido limpas e transparentes, então isto não seria do interesse dos nossos acionistas – ele completou.

A Receita Federal russa, que está cobrando US$ 7 bilhões em tributos devidos por parte da Yukos, disse que eles teriam de vender a Yugansk – responsável por mais de 60% da produção de petróleo da empresa – e já contrataram o banco Dresdner Kleinwort Wasserstein para avaliar a unidade.

Agentes tributários afirmam que a Yugansk não pagou impostos, o que na lei russa pode resultar na suspensão e possível confisco das licenças de produção da empresa. Mas alguns analistas acham que o governo teria interesse em revogar tais licenças para reduzir o valor da unidade, antes de transferi-la a um baixo preço para as mãos do Estado.