Tiroteio com traficantes no Jacarezinho mata 8 pessoas

Arquivado em:
Publicado Sexta, 12 de Fevereiro de 2010 às 11:06, por: CdB

Pelo menos oito pessoas morreram nesta quinta-feira em um confronto entre policiais e supostos traficantes na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, segundo a polícia militar. Entre as vítimas estão, de acordo com a PM, sete pessoas ligadas ao tráfico de drogas e o cabo da polícia Adriano Ferreira da Silva.

"Era para ser uma operação de rotina e os bandidos atiraram nos policiais. A partir daí houve confrontos e mortes", disse uma porta-voz da polícia fluminense. Durante o confronto, os policiais pediram ajuda de veículos blindados para atuar no local. "A operação ainda não acabou e o patrulhamento foi reforçado no morro e em seus acessos", acrescentou a porta-voz da polícia militar.

O tiroteio assustou os moradores da comunidade e muitos evitaram sair de casa. Uma moradora foi baleada e levada para um hospital da região. Ao menos seis suspeitos foram detidos na operação policial. De acordo com a polícia, foram apreendidas grandes quantidades de armas, drogas e munição na operação na favela do Jacarezinho.

No ano passado, a polícia fluminense inaugurou uma nova estratégia de segurança, as UPPs, Unidades de Polícia Pacificadora. O objeto é expulsar os traficantes das comunidades e implantar um policiamento comunitário logo em seguida.

A nova modalidade já foi implementada em favelas da zona sul e zona oeste, como Cidade de Deus, Batan, Chapéu Mangueira, Dona Marta e Pavão-Pavãozinho-Cantagalo. A meta é ter 50 comunidades com UPPs até a Copa do Mundo de 2014.

"Não me sinto realizado como governador enquanto não levar as UPPs para todo o Rio. Estamos trabalhando para acabar com a presença do tráfico de drogas nas comunidades", declarou o governador do Rio, Sérgio Cabral, esta semana.

A implantação das UPPs na cidade do Rio está provocando uma migração dos traficantes para morros da Baixada Fluminense e Niterói, na região metropolitana.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo