Terremotos abalam Paquistão e Japão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 3 de novembro de 2002 as 22:37, por: cdb

Um terremoto abalou o norte do Paquistão neste domingo, causando a morte de pelo menos dez pessoas e ferimentos em outras 30, algumas gravemente, segundo comunicado oficial.

O terremoto, que registrou 4, 5 pontos na escala Richter, atingiu particularmente os vilarejos de Tatu Pani e Muthat, a cerca de 125 milhas de Islamaba, e se seguiu a uma série de tremores registrados na região desde o sábado.

Teme-se que haja mais vítimas sob os escombros das casas destruídas pelo terremoto, que deixou pelo menos 1.500 desabrigados e também provocou danos na rodovia que liga o Paquistão à China.

Uma morte no Japão
No Japão ocorreu um terremoto, que chegou a atingir 6,1 na escala Richter, abalando a ilha de Honshu, no norte dopaís. O epicentro do terremoto foi registrado a aproximadamente 50 km do litoral.

Apesar da forte intensidade do tremor, não há informações danos materiais significativos, tendo ocorrido apenas um caso de ferimento, em uma senhora de 66 anos, que caiu de uma escada quando começou o abalo, que durou cerca de 10 segundos.

Segundo as autoridades, os danos foram pequenos porque o epicentro do terremoto esteve longe de áreas habitadas.

De todo modo, preventivamente, as autoridades ordenaram a suspensão do tráfego ferroviário na região onde o abalo foi sentido. Passageiros tiveram enquanto peritos comprovavam a segurança das rotas.