Terremoto de magnitude 7,5 atinge costa do sul do Alasca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 5 de janeiro de 2013 as 14:14, por: cdb

Um terremoto de magnitude 7,5 foi registrado no oceano Pacífico na costa do sul do Alasca, neste sábado, provocando um alerta de tsunami que foi cancelado em seguida.

Alasca
Ondas se chocam contra uma unidade cônica de perfuração de petróleo no lado sudeste da costa da ilha Sitkalidak, no Alasca

O tremor aconteceu cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Port Alexander, no sul do Alasca, a uma profundidade de 10 quilômetros, às 6h58 da manhã (horário de Brasília), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. A magnitude inicial do terremoto tinha sido estimada em 7,7.

O Centro de Alerta de Tsunami do Alasca e da Costa Oeste, localizado em Palmer, no Alasca, emitiu um alerta para as regiões a partir da ilha de Vancouver, no norte do Canadá, até Cape Suckling, no Alasca.

O alerta foi cancelado posteriormente sem que houvesse relatos de danos causados pelo tremor.

Autoridades de Sitka, no sul do Alasca, retiraram moradores de áreas baixas, segundo a estação local de rádio KCAW.

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu British Columbia no dia 27 de outubro e um alerta de tsunami também foi emitido, mas não houve danos.

Sonda da Shell encalhada no Alasca sofre danos

Uma sonda de perfuração da Shell que está encalhada na costa de uma ilha do Alasca desde uma tempestade na véspera do Ano Novo sofreu danos por causa das ondas e de inundações, porém não derramou nenhum de seus 155.000 galões de combustível e outros produtos de óleo que estavam a bordo, informaram autoridades que estavam lidando com o incidente, na quinta-feira.

Equipes de resgate foram enviadas à plataforma atingida na quarta e quinta-feira, que continua em pé e estável e não muito distante da Ilha Kodiak, afirmou uma autoridade em coletiva de imprensa.