Terceirização deve crescer 5% no setor de tecnologia em 2003

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003 as 11:43, por: cdb

De acordo com estudo do Giga Information Group, a pressão imposta aos CIOs e CFOs para reduzirem custos causará aumento da demanda por serviços de terceirização (outsourcing) no setor de Tecnologia da Informação (TI) em 2003.
Segundo previsões do Giga, a terceirização dos serviços de TI crescerá em média 5% 2003. BPO (Business Process Outsourcing ou terceirização de processos de negócios) terá crescimento médio de 20% a 25%, impulsionado pela necessidade de redução dos custos.

De acordo com o instituto, em 2003 as companhias irão se concentrar quase que exclusivamente na redução dos custos. Ao contrário de 2002, o retorno nos investimentos (ROI) de projetos implementados este ano precisam ser verificados em meses e não em anos.

O Giga Information Group do Brasil prevê que os contratos de terceirização terão duração prolongada e escopo mais variado. As empresas passaram a perceber que os serviços terceirizados oferecem condições melhores na troca por contratos mais longos.

No entanto, muitas empresas ainda têm receio de assinar contratos que podem durar de cinco até dez anos, uma vez que o preço pago pelos serviços adquiridos não será mais tão competitivo em dois ou três anos.

Os serviços de terceirização podem ser locais, que fornecem serviços aos clientes que estão próximo de si, ou offshore, que trabalham numa perspectiva global ou internacional. Este segundo grupo crescerá cerca de 20% em 2003.