Tempestade tropical Katia se forma no Atlântico e ruma para os EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 30 de agosto de 2011 as 05:09, por: cdb
Katia
O furacão Katia se forma com intensidade semelhante à do Katrina, reproduzido na foto

A tempestade tropical Katia se formou sobre o oceano Atlântico nesta terça-feira, tornando-se a 11ª tempestade da temporada de furacões de 2011, disseram meteorologistas norte-americanos. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a Katia estava a cerca de 855 quilômetros sudoeste das ilhas de Cabo Verde e estava se deslocando rapidamente no sentido oeste noroeste através do Atlântico.

Ainda era muito cedo para estimar a potencial ameaça da tempestade à Costa Leste dos EUA ou aos interesses energéticos no Golfo do México. Mas a Katia estava com ventos atingindo velocidades de cerca de 65 quilômetros por hora e segundo previsões, se tornaria um forte furacão de categoria 2 até o final de semana, disse o centro de furacões sediado em Miami.

A Katia é a segunda tempestade a se formar desde que o furacão Irene, o primeiro da temporada do Atlântico de 2011, atingiu a Costa Leste dos EUA no final de semana. O período mais intenso da temporada de junho a novembro ainda tem muitas semanas pela frente.