Tempestade Harvey atinge novamente território dos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de agosto de 2017 as 10:14, por: cdb

O prejuízo foi estimado em dezenas de bilhões de dólares, fazendo da tempestade um dos desastres naturais mais custosos da história dos Estados Unidos

Por Redação, com Reuters – de Houston:

A tempestade tropical Harvey atingiu novamente o continente dos Estados Unidos nesta quarta-feira em uma área perto da fronteira entre os Estados do Texas e de Louisiana, aumentando o volume de chuvas após um recorde de precipitações que causou enchentes catastróficas e paralisou a cidade de Houston.

Helicóptero militar sobrevoa casa destruída pela tempestade tropical Harvey, no Texas

A tempestade, que chegou na sexta-feira como o furacão mais forte a atingir o Texas em mais de 50 anos, deixou ao menos 17 mortos e forçou dezenas de milhares de pessoas a deixarem suas casas inundadas.

O prejuízo

O prejuízo foi estimado em dezenas de bilhões de dólares, fazendo da tempestade um dos desastres naturais mais custosos da história dos Estados Unidos.

Entretanto, há previsão de alívio para Houston, a quarta cidade mais populosa dos EUA. Meteorologistas disseram que os cinco dias de chuvas torrenciais podem chegar ao fim à medida que a tempestade ganha velocidade e deixa a região do Golfo do México no final desta quarta-feira.

Houston impõe toque de recolher para evitar saques

Houston impôs um toque de recolher que se iniciou na noite de terça-feira por um período indefinido em meio a incidentes de saques; assaltos à mão armada e pessoas que se fazem passar por policiais. Disseram autoridades municipais.

Mulher segura cachorro após deixar casa devido a enchentes em Houston

O toque de recolher ocorreu a partir das 22h. Disse o prefeito Sylvester Turner em uma entrevista coletiva na terça-feira; quando as enchetes da tempestade Harvey ainda atingiam a cidade, que também está trazendo policiais adicionais de outras regiões.

– Você não pode dirigir, nem estar em qualquer lugar público. Tivemos problemas com assaltos à mão armada, com pessoas com armas – disse o chefe da polícia de Houston, Art Acevedo.

A cidade está abrindo vários abrigos de emergência adicionais; para aliviar o aglomerado no centro de convenções, que tem 10 mil pessoas. Algumas delas serão transferidas para uma casa de shows e uma arena de basquete.

Um abrigo também foi aberto no lado oeste, perto de onde mais de 3 mil casas foram inundadas.