Tem poesia na Toca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de outubro de 2009 as 12:57, por: cdb

Arnaldo Garcez lança o livro Varanda do Pensamento nesta quinta-feira, na Toca do Vinicius, em Ipanema, no Rio.

Artista multifacetado, reconhecido internacionalmente, caminha com maestria como pintor, autor de diversos livros de poemas, músico e compositor.  
 
A obra reúne 60 poemas, como 60 gritos desferidos contra o monocórdio barulho da madrugada. São poemas reflexivos, onde o elemento existencial não se afasta do banal cotidiano, representado pelo sexo e pelos encontros/desencontros amorosos que o transsubstanciam. Puro rock’n’roll.
 
Buscando a síntese, podemos afirmar que a poesia de Garcez vai das experiências verbicovisuais das vanguardas primitivas. Registrando suas inquietações existenciais na poesia. Integrante de uma geração que se intitulou “marginal”, ele jamais aceitou o rótulo: independente, sim; por isso mesmo, à margem das obviedades globalizantes, porém construindo um trabalho sólido, que não se entrega, e amadurece a cada passo:“o poeta/ não teme a ilusão /sabe/ que/ toda manhã/ nasce da escuridão”.
 
Amazonense, desenvolve sua trajetória artística desde 1977. Veio para o Rio de Janeiro em 1979 onde estudou desenho, pintura, escultura e gravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 1983 viajou para a Alemanha, onde fez pesquisa sobre o expressionismo e litografia.

Atualmente desenvolve trabalho com pigmentos naturais e realiza exposições em várias cidades do país e do exterior: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Manaus, Lisboa e Nova York onde é membro da Ward Nasse Gallery. Seus trabalhos participaram dos cenários de várias novelas da TV Globo: Caminho das Índias, Beleza Pura, Páginas da Vida, América, Senhora do Destino, Da cor do Pecado e Mulheres Apaixonadas.