Tem comédia nas telas do Arquivo Nacional: REcine de 10 a 14/12

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 9 de dezembro de 2012 as 08:51, por: cdb

RecineO bom humor vai invadir as telas e pátio do Arquivo Nacional. O RECINE – Festival Internacional de Cinema de Arquivo – dedica sua décima primeira edição ao gênero mais popular de todos os tempos: a comédia.

O Festival vai exibir mais de 150 filmes – desde clássicos de Chaplin, O Gordo e o Magro, Irmãos Marx, Jacques Tati, Monty Python, Woody Allen, Jerry Lewis, passando por preciosidades de Max Linder e do diretor e ator alemão Ernst Lubitsch e inéditos e raros do cinema mundial, como O Pai Tirano, de Antônio Lopes e Pátio das Cantigas, de Francisco Ribeiro, ambos com Vasco Santana, um dos principais ícones do humor português (Portugal); O Varredor, de Miguel M Delgado, com o comediante mexicano Cantinflas (México); O Rato que Ruge de Jack Arnold, com Peter Sellers (Inglaterra); O Retorno de D.Camillo, Julien Duvivier, com Fernandel – um dos mais queridos comediantes da França (França); El Chanfle, de Enrique Segoviano (México) – com Roberto Bolaños, o Chispirito, velho conhecido do público brasileiro como Chaves e Chapolin entre outros.

A seleção conta também com filmes dirigidos por cineastas consagrados mas pouco conhecidos por realizarem comédias, como Stanley Kubrick (Dr Fantástico) e Ingmar Bergman (O Olho do Diabo).

E a comédia nunca está completa sem falar e exibir obras de nossos mestres e ídolos Mazzaropi, Grande Otelo, Oscarito, Ankito, Dercy Gonçalves, Zé Trindade, Chico Anysio, os Trapalhões e outros. O mestre do terrir, Ivan Cardoso recebe uma sessão especial em cópia restaurada de O Segredo da Múmia que completa 30 anos. Destaque também para o documentário Cômicos + Cômicosde Jurandyr Noronha e do Cine Holliúdy, do cinearense Halder Gomes, que será exibido em pré estreia especial.

O diretor Carlos Manga, o mestre dos mestres do riso, será o grande homenageado do Festival e estará presente no dia do encerramento.

O Recine também traz outras atrações:

1. Mostra Competitiva, que privilegia a exibição  de longas e curtas-metragens que reaproveitam imagens de arquivo. Os filmes concorrem em várias categorias. (programação completa abaixo)

2. Forum de Debates: Profissionais de diversas instituições ligados à produção e pesquisa audiovisual, como Silvio Tendler, Beth Formaginni, Betse de Paula, Helder Gomes, Renata William, Maria Byington e outros, vão discutir em três mesas de debates a importância da preservação, restauração, acesso e difusão das imagens de arquivo em filmes, programas de televisão e outros meios de comunicação. Identidade, memória, educação, jornalismo, tecnologia, políticas públicas, são várias as perspectivas e os desafios de quem se propõe a trabalhar com pesquisa, conservação e gestão de acervos audiovisuais.

3. Oficina de Vídeo: Para quem quer se aventurar na realização de  filmes, a Oficina de Vídeo do Recine
2012 abre espaço para experimentar o ofício sob a  orientação da cineasta Beth Formaggini.

O REcine nasceu em 2002, como uma mostra intitulada Tesouros do Cinema Brasileiro, quando foram exibidos os filmes mais antigos da história do cinema nacional. A partir de então, transformou-se em um festival que se dedica a temas diversos, sempre reavivando a memória da cultura nacional e internacional.

Realização: Arquivo Nacional/MJ e Rio de Cinema Produções Culturais

Lei de Incentivo a Cultura/Ministério da Cultura/Governo Federal
Patrocínio: Correios, Eletronuclear, BNDES e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Chancela: FIAF
Parcerias: Cinemateca Brasileira, EBC-Rádios e TV Brasil/EBC

Apoio Cultural: Fórum dos Festivais, CTAv, Canal Brasil, Cinefrance, Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Consulado Geral do México no Rio de Janeiro, Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, TV Globo, e Instituto Goethe
——-

PROGRAMAÇÃO

De 10 a 14 de dezembro – ENTRADA FRANCA
4 salas de cinema (cine caves) + pátio (sempre às 20h, ao ar livre) + auditório

  • Mostra Informativa (dividida em Reis do Riso, Pioneiros, Diretores, sessão Revista Recine, Comédia do Mundo, Sessão Terrir, Sessão Cinemateca, TV Arquivo N, Sessão faz 100 anos
  • Mostra competitiva (6 programas)
  • oficina
  • debates

SEGUNDA, 10 DE DEZEMBRO
MOSTRA INFORMATIVA
19h / SESSÃO DE ABERTURA – PÁTIO

Sobre comédias e artistas populares – 2012 – 20’ – Cor – Brasil
Produção Arquivo Nacional
Com a participação de Carlos Manga, João Luiz Vieira e Roberto Farias, o curta apresenta um breve panorama do cinema de comédia produzido no Brasil entre as décadas de 1930 e 1960.

20h / PÁTIO

SESSÃO DE ABERTURA: HUMOR APERITIVO – 91’

O regador regado (L’arroseur arrosé) – 1896 – 1’ – Pb – França
Dir. Irmãos Lumière
Curta-metragem considerado o primeiro filme cômico da história do cinema.

Aqueles terríveis chapéus (Those awfull hats) – 1909 – 3’ – Pb – EUA
Dir. D.W. Griffith
Hilariante curta-metragem que brinca com a sensação desconfortável que os exagerados chapéus femininos provocavam nos espectadores de cinema da época.

Pout-pourri Max Linder – 1911 – 3’ – Pb – França
Dir. Max Linder
Fragmentos dos melhores filmes de humor dirigidos por Max Linder.

Os óculos do vovô – 1913 – 5’ – Pb – Brasil
Dir. Francisco Santos
Fragmentos do mais antigo filme de ficção brasileiro. Conta a história de um menino peralta que pinta os óculos de seu avô enquanto ele dorme. Ao acordar, o avô leva um susto ao imaginar-se cego e cria uma série de confusões em casa.

Corrida de carros para meninos (Kid auto races in Venice) – 1914 – 11’ – Pb – EUA
Dir. Charles Chaplin
Primeiro filme do personagem vagabundo, de Charles Chaplin. Nele, um cameraman está filmando uma corrida de carros para crianças e é interrompido pelo vagabundo, que insiste em aparecer no filme, atrapalhando a corrida e causando frustração no público e nos participantes.

Liberdade e seus perigos (Liberty) – 1929 – 18’ – Pb – EUA
Dir. Leo McCarey
A dupla O Gordo e o Magro (Laurel e Hardy) foge da prisão. Durante a fuga, o Magro tenta se livrar de um incômodo caranguejo que se alojou sorrateiramente em sua calça.

Escola de carteiros (L’école des facteurs) – 1947 – 15’ – Pb – França
Dir. Jacques Tati
Após concluir um treinamento intensivo, um carteiro francês precisa acelerar sua ronda, para atender a um calendário mais apertado. Ao longo de seu trajeto, ele se mete em diversas confusões, que resultam em brilhantes gags da mais pura comédia física.

Desordem na corte (Disorder in the court) – 1936 – 18’ – Pb – EUA
Dir. Preston Black
Os Três Patetas testemunham num julgamento em que uma amiga deles, dançarina no clube noturno onde trabalham como músicos, é acusada de assassinato. Eles manipulam todo o processo, até descobrirem a verdadeira identidade do criminoso.

Seguros permanentes Crimson (The Crimson permanent assurance) – 1983 – 17’ – Cor – Inglaterra
Dir. Terry Gilliam
Curta-metragem do Monty Python no qual funcionários de uma empresa de contabilidade se rebelam contra seus chefes. É exibido como aperitivo do longa “O sentido da vida”.

************

TERÇA-FEIRA, DIA 11/12

MOSTRA INFORMATIVA

CINE CAVE 1 – Reis do Riso

10h
JERRY LEWIS
O otário (The patsy) – 1964 – 101’ – Cor – EUA – Ficção – Livre
Dir. Jerry Lewis
Quando um popular animador tem uma morte prematura, seus perplexos associados correm desesperadamente para encontrar um substituto. Esse substituto é Stanley Belt, um pacífico empregado de hotel, que de repente salta da obscuridade para o estrelato. Stanley pode não dar certo no show business, mas isso não vai impedir seus decididos mentores de tentar transformá-lo em um superastro musical!

12h
MONTY PYTHON
Monty Python em busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail) – 1975 – 90’ – Cor – Reino Unido – Ficção – 18 anos
Dir. Terry Gilliam e Terry Jones
Versão do Monty Python sobre o conto do bom rei Arthur (Graham Chapman) e seus cavaleiros em busca do Cálice Sagrado. Veja-os enfrentarem acontecimentos bizarros e beberrões imbecis, travarem uma sangrenta batalha contra o bárbaro Coelho Assassino, confrontarem os temidos Cavaleiros Que Dizem “Ni!”. Uma comédia histórica e histérica de Terry Gilliam e Terry Jones.

14h
IRMÃOS MARX
No hotel da fuzarca (The cocoanuts) – 1929 – 93’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Joseph Santley e Robert Florey
Sr. Hammer é dono de um hotel falido e decadente, que faz de tudo para conseguir extorquir dinheiro de seus hóspedes e até mesmo dos funcionários. Entre suas peripécias, está seduzir a ricaça sra. Potter. Ele também fatura alto com falcatruas envolvendo a venda de imóveis. Mas esse negócio corre um sério risco por causa de dois doidos.

16h
ABBOTT E COSTELLO
Abbott e Costello numa aventura na África (Africa screams) – 1949 – 79’ – Pb – EUA – Ficção – 14 anos
Dir. Charles Barton
Buzz Johnson e Stanley Livingston trabalham numa loja de departamentos, vendendo livros, e se divertem fingindo ser dois experts em safáris na África. Uma dupla de ladrões de diamantes acredita na mentira e toma Buzz e Stanley como reféns, ameaçando suas vidas, caso eles se neguem a embarcar numa expedição para encontrar um tesouro de diamantes.

18h
OS TRÊS PATETAS
Desordem na corte (Disorder in the court) – 1936 – 18’ – Pb – EUA – Ficção
Livre
Dir. Preston Black
Os Três Patetas testemunham num julgamento em que uma amiga deles, dançarina no clube noturno onde trabalham como músicos, é acusada de assassinato. Eles manipulam todo o processo, até descobrirem a verdadeira identidade do criminoso.

O golpe (Sing a song of six pants) – 1947 – 17’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Jules White
Em uma alfaiataria, os Três Patetas aprontam as maiores confusões quando tentam fazer um ladrão de banco devolver o dinheiro que roubou deles.

Noivo sem noiva (Brideless groom) – 1947 – 17’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Edward Bernds
Para botar a mão numa enorme fortuna deixada como herança por um parente rico, Shemp deve se casar com uma de suas alunas até às seis horas da tarde. No entanto, nenhuma das alunas do professor quer ser casar com ele, até que descobrem que ele é herdeiro de uma grande bolada. Começa então uma grande confusão.

A fortaleza (Malice in the palace) – 1949 – 20’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Jules White
Estabelecidos num deserto, onde mantém um restaurante, os Três Patetas partem para recuperar um diamante que foi roubado. Eles terão de enfrentar a fortaleza de Shmo, onde se disfarçam de Papai Noel para alcançar seus objetivos.

—–

CINE CAVE 2 – Pioneiros

10h
Charlie: A vida e a arte de Charles Chaplin (Charlie: The life and art of Charles Chaplin) – 2003 – 127’ – EUA – Documentário – 14 anos
Dir. Richard Schickel
Extraordinário tributo à mítica figura de Charles Chaplin. Possui material exclusivo do acervo da família Chaplin, tais como cenas do ator jogando tênis com Groucho Marx ou ensaiando uma coreografia que mais tarde se tornaria a célebre cena de dança com o globo de “O grande ditador”.

12h
HAROLD LLOYD
O homem mosca (Safety last) – 1923 – 82’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Fred Newmeyer e Sam Taylor
Um jovem parte para a cidade grande a fim de vencer na vida para agradar a sua namorada, e começa a trabalhar numa loja de departamentos. Quando ele organiza um concurso para escalar um edifício alto a fim de ganhar mil dólares de seu gerente, ele mesmo acaba indo parar à beira da morte. Obra-prima do cinema de ação.

14h
SESSÃO REVISTA RECINE – BUSTER KEATON
Marinheiro de encomenda – 1928 – 71’ – Pb – EUA – 14 anos
Dir. Charles Reisner e Buster Keaton
A disputa pelo controle do rio é acirrada em River Junction. O capitão William Canfield e o poderoso John James King disputam todos os passageiros, com seus barcos. Quando o filho de William chega à cidade, logo é colocado para trabalhar na companhia do pai. Os problemas passam a ocorrer quando o jovem apaixona-se por Marion King, filha do rival.

O condenado nº13 – 1920 – 20’ – Pb – EUA – 14 anos
Dir. Edward F. Cline e Buster Keaton
Um prisioneiro escapa da prisão, mas logo é preso e condenado à forca. Ele fará de tudo para escapar.

Sonho e realidade – 1922 – 18’ – Pb – EUA – 14 anos
Dir. Edward F. Cline e Buster Keaton
Jovem (Buster Keaton) vai embora de sua cidade para provar ao pai da garota por quem está apaixonado que pode ter sucesso. Ele escreve para ela, que o imagina ganhando muito dinheiro, mas na verdade está trabalhando como faxineiro.

16h
FESTIVAL O GORDO E O MAGRO – 112’
Liberdade e seus perigos (Liberty) – 1929 – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Leo McCarey
Laurel e Hardy fogem da prisão. Durante a fuga, o Magro tenta se livrar de um caranguejo incômodo que alojou-se sorrateiramente em sua calça.

Segredos guardados (We faw down) – 1928 – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Leo McCarey
Stan e Oliver escapam das esposas para ir jogar pôquer e acabam se envolvendo com duas garotas. Quando voltam para casa precisam ludibriar as megeras.

O palhaço e Julieta (Bromo and Juliet) – 1926 – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Leo McCarey
Ajudando na fuga de um malandro, o taxista Oliver acaba entrando no meio de um ensaio teatral.

O cachorro da sorte (The lucky dog) – 1919 – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Jess Robbins
Stan passa por várias peripécias com um cachorro vira-latas, inclusive ser assaltado por Oliver.

A tia está chegando (Along came auntie) – 1926 – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Fred Guiol
Oliver tem que fingir que não está separado de sua ex-mulher a fim de enganar a tia que o adora.

Ame e chore (Love’em and weep) – 1927 – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Fred Guiol
Stan trabalha para homem casado que está sendo chantageado pela antiga amante e tenta livrar o patrão do problema.

18h
MAX LINDER
Max e seu cachorro (Max et son chien Dick) – 1912 – 8’ – Pb – França – Ficção – 14 anos
Dir. Max Linder
Quando Max, um homem recém-casado, suspeita que sua esposa o está traindo, dá ordens ao seu fiel cão Dick para ficar de olho nela quando ele não está em casa.

Seja minha mulher (Be my wife) – 1921 – 13’ – Pb – França – Ficção – 14 anos
Dir. Max Linder
Max está determinado a conquistar Maria, apesar da desaprovação de sua tia Agatha.

Sete anos de azar (Seven years’ bad luck) – 1921 – 62’ – Pb – França – Ficção – 14 anos
Dir. Max Linder
A má sorte do coitado do Max neste filme parece não ter fim, depois que ele, inadvertidamente, quebra um espelho.

———

CINE CAVE 3 – Comédia no mundo

10h
Chamam-me Trinity (Lo chiamavamo Trinità) – 1970 – 110’ – Cor – Itália – Ficção – 14 anos
Dir. Enzo Barboni
Trinity (Terence Hill), pistoleiro dono de uma pontaria certeira, chega à pequena cidade onde o novo xerife é Bambino (Bud Spencer), seu irmão, e está lutando para manter a paz em meio a um tenso conflito entre fazendeiros e bandoleiros que querem expulsá-los de suas terras. Tiroteios, lutas e confusões arrepiantes em uma das mais divertidas histórias de Trinity.

12h
O retorno de D. Camillo (Don Camillo) – 1952 – 115’ – Pb – França/Itália – Ficção – Livre
Dir. Julien Duvivier
Em um pequeno vilarejo onde a terra é dura e a vida difícil, o padre Don Camillo (Fernandel) e o prefeito Peppone (Gino Cervi) estão sempre brigando pela liderança da comunidade, o que sempre rende situações hilárias entre os dois. Brigas entre ateus e católicos, ricos e pobres, e muitas outras confusões vão construindo essa história baseada em personagens reais e cheia de boas gargalhadas.

14h
As amazonas na lua (Amazon women on the moon) – 1987 – 85’ – Cor – EUA – Ficção – 16 anos
Dir. Joe Dante, Carl Gottlieb, Peter Horton, John Landis e Robert K. Weiss
Uma série de pequenas histórias e paródias de filmes de ficção científica da televisão. Entre as histórias está a de um homem sendo atacado por seu próprio apartamento, um funeral recepcionado por um comediante e a noite de um garoto adolescente que se transforma em um pesadelo.

16h
Pátio das cantigas – 1942 – 105’ – Pb – Portugal – Ficção – 12 anos
Dir. Francisco Ribeiro
Vasco Santana, um dos mais populares comediantes portugueses, atua nessa história cheia de sonhos, dissabores, paixões e alegrias de uma pequena comunidade de um popular pátio lisboeta. Alfredo, um bom rapaz, irmão do estouvado Carlos Bonito, que namora a frívola Amália e é amado pela pensativa Suzana; a senhora Rosa, viúva fresca e florista, disputada por Narciso e Evaristo.

18h
O tesouro de Manitou (Manitou’s shoes ) – 2002 – 84’ – Cor – Alemanha – Ficção – 16 anos
Dir. Michael Herbig Bully
Dois irmãos de sangue, o chefe dos apaches Abahachi e o branco Ranger, lutam para manter a paz e a justiça no Oeste selvagem. Os conflitos começam quando Abahachi faz um empréstimo a fim de comprar um saloon para sua tribo. Negocia com um agente imobiliário vigarista, que foge com o dinheiro. Os dois precisam então encontrar o tesouro que Abahachi herdou de seu avô.



CINE CAVE 4 – Diretores

10h
SESSÃO REVISTA RECINE – BILLY WILDER
Quanto mais quente melhor (Some like it hot) – 1959 – 120’ – Pb – EUA – Ficção – 16 anos
Dir. Billy Wilder
Chicago, 1929. Os músicos Joe e Jerry acidentalmente testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, em que o criminoso Spats Colombo aniquila Toothpick Charlie e sua gangue. Forçados a apressadamente deixarem a cidade, Joe e Jerry pegam o primeiro trabalho que podem arrumar: tocar na banda de garotas da Sweet Sue. Em trajes femininos.

12h
MEL BROOKS
Primavera para Hitler (The producers) – 1968 – 88’ – Cor – EUA – Ficção – 16 anos
Dir. Mel Brooks
Produtores da Broadway fracassados resolvem criar um plano para ganhar dinheiro: superfaturar um espetáculo, fazer com que seja um fracasso e só dure um dia, assim todo o dinheiro ficaria para eles. Mas tudo dá errado quando a peça se torna um sucesso.

14h
ROBERT ALTMAN
M*A*S*H* – 1970 – 116’ – Cor – EUA – Ficção – 14 anos
Dir. Robert Altman
Durante a Guerra da Coréia, cirurgiões irreverentes e debochados, de uma unidade médica do exército americano, encaram o contexto da guerra de forma cômica e transformam a base militar em um lugar onde a irreverência está sempre presente.

16h
WOODY ALLEN
A última noite de Boris Grushenko (Love and death) – 1975 – 85’ – Cor – EUA – Ficção – 12 anos
Dir. Woody Allen
No século XIX, um russo, na véspera de ser executado pelos franceses por um assassinato que não cometeu, recorda toda a sua vida desde criança até ser forçado a se alistar e defender seu país da invasão napoleônica, que, ironicamente, lhe propiciou condecorações por se tornar acidentalmente um herói. Sua situação se complica quando se casa com a mulher que planeja matar Napoleão.

18h
SESSÃO TERRIR – ROMAN POLANSKI
A dança dos vampiros (The fearless vampire killers) – 1967 – 108’ – Cor – Inglaterra – Ficção – 12 anos
Dir. Roman Polanski
É o fim, um baile chique para demônios do sangue no castelo da Transilvânia do Conde Von Krolock. Com certeza nenhum mortal seria tolo o suficiente para se infiltrar nesse soro de terror. Mas os participantes da festa notam algo nos espelhos do salão: o reflexo de humanos ‒ matadores de vampiros ‒ dançando entre eles.

AUDITÓRIO – Especial


10h
Cômicos + Cômicos – 1971 – 86’ – Cor e Pb – Brasil – Documentário – Livre
Dir. Jurandyr Noronha
As aventuras e desventuras de uma equipe pioneira de cinema.

12h
O homem nu – 1997 – 75’ – Cor – Brasil – Ficção – 14 anos
Dir. Hugo Carvana
Sílvio acorda na cama de bela mulher após noite de farra e acaba preso num prédio desconhecido, totalmente nu, quando a porta bate. É o início de uma grande confusão, que vai levar Sílvio de aventura em aventura pela cidade, completamente nu. Da obra de Fernando Sabino.

14h
Palestra
 – Humor no cinema nacional
Com os cineastas Halder Gomes e Betse de Paula

16h
FILMES CÔMICOS REALIZADOS PELA OFICINA DE VÍDEO DO RECINE

A síndrome do vinagre – 2012 – 6’ – Cor – Brasil – Ficção – Livre
Dir. Carlos Eduardo Marconi, Maria Alzira Reis e Mariana Lambert
Em um presente tenebroso, homem tenta salvar a si mesmo e a um filme de ameaças do passado e do presente.

Canção dos oprimidos – 2004 – 6’ – Cor – Brasil – Documentário – Livre
Dir. Pablo Cunha
Olhar sobre as manifestações artísticas que se utilizavam de uma linguagem lírico-metafórica como forma de resistência à repressão da ditadura militar.

A rainha e a cuíca – 2005 – 8’ – Pb – Brasil – Ficção – Livre
Dir. Felippe Mussel
Durante uma visita ao Brasil, a rainha da Inglaterra é levada pelo então presidente Juscelino Kubitschek para assistir a um ensaio da escola de samba Portela. Durante o evento, ela se apaixona por um brasileiro, causando divertidas peripécias.

Conversa para boi dormir – 2006 – 2’ – Brasil – Documentário – Livre
Dir. Aline Baldez
Crítica ao velho discurso que promete uma infância digna às crianças brasileiras.

(Des) Construindo clichê – 2004 – 4’ – Brasil – Documentário – Livre
Dir. Rodrigo Cazes
Alguns clichês do Rio de Janeiro examinados através dos filmes do Arquivo Nacional.

As primeiras damas (quase) nunca falam – 2008 – 6’ – Brasil – Documentário – 14 anos
Dir. Lúcia Corrêa
Exibida, exibicionista, sem fala, produto. Numa seleção de imagens de mulheres em cenas de exibição pública, o documentário traz à tona a discussão sobre o uso que o cinema faz da imagem feminina.

16h30
MOSTRA COMPETITIVA – Programa 1

Zenaide – 2011 – 6’
Dir. Mariana Porto
Lilith, demônio feminino da noite, tem um aspecto humano, mas também tem asas.

O cinema é uma arte estranha – 2012 – 12’
Dir. Christian Caselli
O cinema é uma arte realmente estranha.

GIAP – Memórias centenárias da resistência – 2011 – 17’
Dir. Silvio Tendler
O general vietnamita Giap completou cem anos no dia 25 de agosto de 2011. O vídeo de Silvio Tendler retraça importantes momentos de sua luta narrados pelo próprio general em depoimento gravado em 2003.

Cariocas do brejo entrando no ar – 2011 – 55’
Dir. Flávio Lins
O documentário trata dos primeiros anos da televisão em Juiz de Fora. A cidade mineira foi a primeira da América Latina a realizar transmissões de televisão, através das experiências do técnico em eletrônica Olavo Bastos Freire. Além disso, em Juiz de Fora surgiu a primeira emissora de televisão do interior do país.

18h
MOSTRA COMPETITIVA – Programa 2

Pátria – 2012 – 26’
Dir. Fábio Meira
Um filme sobre o histórico jogo entre Brasil e Cuba no vôlei feminino nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Entrevistas com Ana Moser, Márcia Fu, Mireya Luís, entre outras narram os bastidores do confronto, as ligações de Fidel, a interferência de Bernardinho e a relação entre duas das equipes mais importantes do século.
Carta para o futuro – 2011 – 88’
Dir. Renato Martins
Documentário que acompanha quatro gerações de uma família cubana, ao longo de sete anos. Preciosos arquivos de família em super 8, dos anos 1960, são misturados à imagens atuais, proporcionando uma viagem no tempo. São pessoas comuns que falam sobre o país, suas rotinas, orgulhosas das conquistas e, ao mesmo tempo, questionando o futuro.

PÁTIO

20h
SESSÃO FAZ 100 ANOS
Seleção de curtas-metragens realizados no ano de 1912

Algie the miner – 1912 – 10’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Edward Warren
Algie Allmore tem um ano para provar que ele é um homem bom o bastante para casar com a filha de Harry Lyons.

The cameraman’s revenge (Mest’ kinematograficheskogo operatora) – 1912 – 12’ – Pb – Rússia – Ficção – Livre
Dir. Wladyslaw Starewicz
Uma história sobre ciúme, vingança e infidelidade entre insetos.

Onesime, clockmaker – 1912 – 8’ – Pb – França – Ficção – Livre
Dir. Jean Durand
O único jeito que Onesime encontrou de receber logo a sua herança foi adiantando os relógios. Entretanto, ele não contava com uma enorme surpresa: o mundo todo começa a ficar acelerado também.

Troubles of a grasswidower  – 1912 – 10’ – Pb – França – Ficção – Livre
Dir. Max Linder
Um magnata ignora sua mulher no jantar em homenagem a seu jornal. Magoada, ela volta para a casa da mãe. Depois de inúmeras peripécias e de uma noite de insônia, o homem percebe-se sozinho. Será que sua mulher voltará atrás?

How a mosquito operates – 1912 – 6’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Winsor McCay
Um faminto mosquito segue um homem até sua casa. O mosquito desliza para dentro da sala onde o homem está dormindo, e se prepara para uma refeição. Suas primeiras tentativas assustam o homem, que acorda. Mas o mosquito é muito persistente.

SESSÃO REVISTA RECINE – ERNST LUBITSCH
Princesa das ostras (Die austernprinzessin) – 1919 – 47’ – Pb – Alemanha – Ficção – Livre
Dir. Ernst Lubitsch
A mimada filha de um rico produtor de ostras quer a todo custo superar o casamento da filha de um produtor de graxa para calçados, que se casou com um conde. Agora a princesa das ostras está à procura de um príncipe para se casar. Quando aparece o Príncipe Nucki, ela está com tanta pressa que, em vez do verdadeiro príncipe, ela arrasta para o altar o criado dele.


**********
QUARTA-FEIRA, DIA 12/12

MOSTRA INFORMATIVA

CINE CAVE 1 – Reis do Riso

10h
WOODY ALLEN
Bananas – 1971 – 82’ – Cor – EUA – Ficção – 14 anos
Dir. Woody Allen
Fielding Mellish, um testador de produtos de uma grande firma, é apaixonado por Nancy, uma ativista política. Ele tenta provar que é merecedor do amor de Nancy, mas ela quer alguém com maior potencial de liderança. Então Fielding vai para San Marcos, uma republiqueta na América Central, e lá se une aos rebeldes, se torna o presidente do país e acaba conquistando Nancy.

12h
SESSÃO REVISTA RECINE – JACQUES TATI
Carrossel da esperança (Jour de fête) – 1949 – 79’ – Cor – França – Ficção – 14 anos
Dir. Jacques Tati
Uma vez por ano, uma feira traz atrações como um cinema ambulante e música para um pequeno vilarejo no centro da França, transformando a vida dos moradores e a rotina do lugar.

14h
IRMÃOS MARX
Diabo a quatro (Duck soup) – 1933 – 70’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Leo MacCarey
Freedonia é um país à beira de uma revolução, até que um milionário empresta dinheiro ao país com a condição de que o presidente renuncie e emposse o corrupto ditador Rufus T. Firefly. Enquanto isso, o embaixador do país vizinho, Sylvania, trama um plano para dar um golpe e tomar o governo de Freedonia, enviando dois espiões. Freedonia declara então uma louca guerra a Sylvania.

16h
JERRY LEWIS
Mocinho encrenqueiro (The errand boy) – 1961 – 92’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Jerry Lewis
Em um grande estúdio de Hollywood, o big boss da companhia, T.P., está muito irritado, pois a empresa está perdendo dinheiro. Durante uma reunião de diretoria, T.P. apresenta um técnico em eficiência, mas uma das sócias da companhia se indispõe com ele. Para resolver o problema, T.P. e a diretoria promovem um colocador de cartazes com uma incrível capacidade de arrumar confusões.

18h
LOUIS DE FUNÈS
A grande escapada (La grande vadrouille) – 1966 – 132’ – Cor – França – Ficção – 14 anos
Dir. Gerard Oury
No ano de 1942, um avião inglês cai em Paris, após ser abatido pelos alemães. Os três pilotos saltam da aeronave e aterrissam em diferentes partes da cidade. Eles são ajudados por dois franceses: um maestro de orquestra e um pintor. Os civis aceitam ajudá-los a chegar à zona livre, mas a jornada é mais complicada do que eles esperavam.

CINE CAVE 2 – Pioneiros

10h
BUSTER KEATON
Nossa hospitalidade (Our hospitality) – 1923 – 73’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. John G. Blystone e Buster Keaton
Um homem retorna para sua cidade natal, onde terá que enfrentar uma tradição entre sua família e outra família rival: seus antepassados tinham o costume de matarem-se. As coisas complicam quando ele apaixona-se pela filha do chefe da família rival, sem saber de sua procedência.

Sherlock Jr. (Sherlock, Jr.) – 1924 – 43’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Buster Keaton
Projetista de cinema deseja ser um detetive, e coloca suas poucas habilidades em prática quando é acusado por um rival de roubar o relógio do pai de sua namorada.

12h
SESSÃO REVISTA RECINE – FRANK CAPRA E HARRY LANGDON
O homem forte (The strong man) – 1926 – 75’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Frank Capra
Soldado belga imigra para os EUA em busca da meiga Mary, garota com a qual se correspondeu durante a Primeira Guerra, que desconhece ser cega. Mas o esperançoso europeu encontra muita confusão no Novo Mundo.

14h
SESSÃO REVISTA RECINE – FESTIVAL CHARLES CHAPLIN
Dinamite e pastel (Dough and dynamite) – 1914 – 33’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Charles Chaplin
Pierre e Charles são garçons em um restaurante cujos cozinheiros estão em greve. Eles se veem encrencados quando são obrigados a substituir os grevistas e descobrem que foi colocada dinamite na massa dos pastéis, com resultados explosivos.

Carlitos no parque (In the park) – 1915 – 15’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Charles Chaplin
Um mendigo toma a bolsa de uma donzela. Em fuga, acaba encontrando Chaplin durante a refeição num parque e tenta roubar as salsichas que ele come. Mas Chaplin não deixa e ainda pega a bolsa. Agora vai devolvê-la à garota, que está triste porque o namorado não fez nada para defendê-la do ladrão.

O vagabundo (The tramp) – 1915 – 32’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Charles Chaplin
O vagabundo encontra a moça de seus sonhos, mas ela foi sequestrada por um grupo de bandidos. Ele vai trabalhar na fazenda do pai da moça para recuperar o dinheiro e defendê-la dos vilões. Terminado seu serviço, o vagabundo descobre que a moça já tem um pretendente.

Carlitos à beira-mar (By the sea) – 1915 – 20’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Charles Chaplin
De férias num resort, Chaplin arruma confusão com os maridos de duas belas mulheres. Mas ele consegue escapar, deixando os dois brigando sozinhos.

16h
HAROLD LLOYD
Harold Lloyd – O gênio da comédia (Harold Lloyd – The third genius) – 1989 – 120’ – Pb – Reino Unido e Irlanda do Norte – Documentário – 14 anos
Dir. Kevin Brownlow
A carreira de Lloyd, contada a partir de velhos filmes. Ao lado de Chaplin e Buster Keaton, ele é parte da história da comédia no cinema. A maioria dos filmes deste terceiro gênio ‒ que jamais usou dublês para cenas de perigo ‒ foi feita entre 1915 e 1921.

18h
ERNST LUBITSCH
Eu não gostaria de ser um homem (Ich möchte kein mann sein) – 1918 – 45’ – Pb – Alemanha – Ficção – Livre
Dir. Ernst Lubitsch
Adolescente mal-educada foge da vigilância de seu tutor, vestindo-se como homem e mergulhando na vida noturna de Berlim. Ali encontra seu severo tutor, que não a reconhecendo, bebe e conversa fraternalmente com ela “de homem para homem”. Isso leva a todo o tipo de complicações e, no final, acabam se apaixonando.

O orgulho da firma (Der stolz der firms) – 1914 – 63’ – Pb – Alemanha – Ficção – Livre
Dir. Carl Wilhelm
Comédia ligeira passada no meio pequeno-burgês na qual Ernst Lubitsch interpreta o caixeiro rústico e ladino chamado Siegmund Luchmann.



CINE CAVE 3 – Comédia no mundo

10h
As loucas aventuras de Rabbi Jacob (Les aventures de Rabbi Jacob) – 1973 – 100’ – Cor – França – Ficção – Livre
Dir. Gerard Oury
Victor Pivert é um homem que não tem nada contra imigrantes, desde que negros, judeus e árabes não se aproximem dele. Durante a viagem para o casamento da filha, ele se mete em diversas aventuras que o fazem repensar seus preconceitos.

12h
Quinteto da morte (The ladykillers) – 1955 – 97’ – Cor – Inglaterra – Ficção – 16 anos
Dir. Alexander Mackendrick
Fazendo-se passar por um quinteto de música clássica, uma gangue decide alugar uma casa nos arredores de Londres. A dona do lugar, uma esperta velhinha, desconfia da trama e acaba se tornando alvo dos bandidos. Só que eles não esperavam que fosse tão difícil matar a mulher…

14h
Tampopo – 1985 – 114’ – Cor – Japão – Ficção – 14 anos
Dir. Juzo Itami
Comédia na qual a comida tem papel de destaque. O filme mostra a busca de Tampopo pela perfeita receita da sopa de macarrão, cartão de visitas do seu restaurante. Enquanto isso, o filme desenvolve uma série de pequenas narrativas paralelas que mostram a importância da comida na cultura e sociedade japonesas.

16h
Os eternos desconhecidos (I soliti ignoti) – 1958 – 111’ – Pb – Itália – Ficção – 14 anos
Dir. Mario Monicelli
Nesta divertida sátira aos filmes de assalto, acompanhamos a história de Peppe, um ex-boxeador que, cansado de viver de pequenos golpes, resolve fazer o assalto perfeito. Sua quadrilha é formada por um fotógrafo sem câmara, um ladrão aposentado, um ex-jóquei e um siciliano. O plano parece infalível, mas nada acontece do jeito que o bando imagina.

18h
O pai tirano – 1941 – 118’ – Pb – Portugal – Ficção – 14 anos
Dir. Antônio Lopes Ribeiro
A tempestuosa paixão de um jovem amador dramático, Francisco Mega (Ribeirinho), caixeiro dos Grandes Armazéns Grandela, por uma simpática empregada da Perfumaria da Moda, Tatão (Leonor Maia), cinéfila incondicional assediada por Artur de Castro (Arthur Duarte), um cínico sedutor.

CINE CAVE 4 – Diretores
10h
BLAKE EDWARDS
Um convidado bem trapalhão (The party) – 1968 – 99’ – Cor – EUA – Ficção – 12 anos
Dir. Blake Edwards
Hrundi V. Bakshi é um ator indiano todo atrapalhado que destrói acidentalmente um grande set de filmagem e é despedido por isso. Entretanto, ele acaba sendo convidado por engano para uma grande festa na casa do produtor, onde cria diversas confusões.

12h
ETTORE SCOLA
Feios, sujos e malvados (Brutti, sporchi e cattivi) – 1976 – 115’ – Cor – Itália – Ficção – 18 anos
Dir. Ettore Scola
Giacinto Mazzatella mora em uma favela de Roma, com a esposa, dez filhos e outros parentes, em um barraco de apenas três cômodos. Avarento, esconde em casa a fortuna que recebeu como indenização por ter perdido um olho em um acidente de trabalho. A família tenta roubar o dinheiro e a situação se agrava quando Giacinto começa a gastar com uma amante.

14h
ROBERT MOORE
Detetive desastrado (The cheap detective) – 1978 – 92’ – Cor – EUA – Ficção – Livre
Dir. Robert Moore
São Francisco, 1940. Lou Pekinpaugh, um detetive particular, é suspeito de ter assassinado seu sócio por instigação da sua amante, a esposa do morto. Enquanto tenta limpar seu nome, Pekinpaugh é contratado pela sra. Montenegro e seus amigos para tentar achar um colar fantástico, composto por 12 diamantes fabulosos.

16h
CARL REINER
Cliente morto não paga (Dead men don’t wear paid) – 1982 – 89’ – Pb – EUA – Ficção – 12 anos
Dir. Carl Reiner
Juliet Forrest está certa de que a morte do seu pai em um desastre de automóvel nas montanhas não foi um acidente. Para provar que foi assassinato, ela contrata os serviços de Rigby Reardon, um detetive particular, que encontra homens e mulheres perigosos, diretamente extraídos de filmes dos anos 40 e 50.

18h
JOHN LANDIS
Os irmãos cara de pau (Blues Brothers) – 1980 – 131’ – Cor – EUA – Ficção – 14 anos
Dir. John Landis
Após deixar a cadeia, Jake reencontra seu irmão Elwood, e juntos vão para o orfanato onde foram criados. Lá, eles descobrem que o local será fechado se uma dívida com a prefeitura não for paga. Jake e Elwood decidem retomar a The Blues Brothers Band e realizar um grande show para arrecadar dinheiro e pagar a dívida.


AUDITÓRIO – Especial

10h
Os Trapalhões no Auto da Compadecida – 1987 – 96’ – Cor – Brasil – Ficção – Livre
Dir. Roberto Farias
Na pequena cidade de Taperoá, João Grilo e Chicó vivem armando confusões, afrontando um sacristão humilde e um padeiro. Todos vivem sob os desmandos do bispo, do padre e do major. Até que, num ataque à cidade, todos morrem pelas mãos do cangaceiro Severino e precisam enfrentar um julgamento no céu, que coloca todos diante de Deus e da Virgem Maria.

12h
SESSÃO REVISTA RECINE
Assim era a Atlântida – 1974 – 105’ – Cor – Brasil – Documentário – 16 anos
Dir. Carlos Manga
Um dos maiores diretores da época de ouro da Atlântida Cinematográfica, Carlos Manga reúne trechos das chanchadas musicais e depoimentos de atores e diretores. Com enorme sucesso de público, a Atlântida fixou um gênero genuinamente brasileiro e lançou mitos nos anos 40 e 50, como a dupla Grande Otelo & Oscarito, Zezé Macedo, Zé Trindade, Eliana e Cyll Farney.

14h
Mesa-redonda 1 
Imagens de arquivo e difusão cultural

Mediador: Mauro Domingues / Coordenador de Preservação do Acervo do Arquivo Nacional
Palestrantes:
• Rita Marques / Gerente do Centro de Documentação da TV Globo/RJ
• Maria Byington / Produtora e pesquisadora audiovisual
• Renata William / Historiadora e pesquisadora do Arquivo Nacional
• Lacy Barca / Gerente Executiva de Acervo e Conhecimento na Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

16h30
MOSTRA COMPETITIVA – Programa 3
JUS – 2012 – 18’
Dir. Marcelo Dídimo
JUS é um filme sobre um dos animais mais simbólicos do Nordeste brasileiro, o jumento.

Dino Cazzola: uma filmografia de Brasília – 2012 – 71’
Dir. Andrea Prates e Cleisson Vidal
Do extenso registro documental de Brasília feito pelo cinegrafista e produtor italiano Dino Cazzola, radicado no Brasil desde o fim da 2ª Guerra Mundial, preservou-se apenas um acervo de cerca de 300 horas. Por meio da releitura dessas imagens e apoiado em diversos testemunhos, o documentário revisita o processo de consolidação da capital federal.

18h
OFICINA DE VÍDEO – Programa 1
Enquanto a resistência não vem – 9’30”
Dir. Ana Lúcia Nunes de Sousa e Renata Fagundes Barros
Várias favelas da cidade do Rio de Janeiro estão sob a ameaça de remoção forçada. De um lado, o Estado defendendo o fim das favelas e a remoção das pessoas para o mais longe possível; do outro, várias famílias defendendo o direito a permanecer no local onde construíram suas vidas.

Casas marcadas – 9’50”
Dir. Adriana Barradas Duarte Ferreira, Alessandra Schimite da Silva, Ana Clara Chequetti da Rocha Duarte, Carlos R. S. Moreira e Ethel Ramos de Oliveira
O Rio de Janeiro continua lindo, o progresso não para. Nesse caminho, muitas marcas: vidas, pessoas, tradições e casas.

Retalhos de Waldina – 10’
Dir. Nathalia Sarro da Silva e Núbia Aguilar Moreno
Uma senhora de 82 anos e sua filha constroem memórias através de fotos antigas, com o foco em suas maneiras de vestir no tempo e espaço.

Saturno – 10’50”
Dir. Mariana Angelito Bessa de Souza
Um ensaio sobre o tempo feito a partir de fragmentos da vida cotidiana do passado, que são recompostos nos tempos atuais. O fio condutor é a vida de Ana, alguém que não sabe se situar no tempo como a maioria das pessoas faz, ou seja, não aceita a simples ideia de passado, presente e futuro. Nos seus passos, é apresentada uma nova forma de lidar com o tempo.

MOSTRA COMPETITIVA – Programa 4
Gil – 2012 – 10’
Dir. Daniel Nolasco e Marcella Coppo
O difícil relacionamento entre mãe e filho.

Gilda: um chute na cara! – 2011 – 12’
Dir. Márcia Galvan
Gilda foi um daqueles loucos fascinantes que havia no final dos anos 70, em Curitiba. Sua residência oficial era a Rua das Flores, o cartão-postal da cidade. Para alguns, um incômodo, vergonha. Para outros, motivo de piada, de riso. “Ofendeu” muita gente com sua postura, e se tornou uma das primeiras pessoas a quebrar a sisudez do povo curitibano.

Os últimos cangaceiros – 2011 – 79’
Dir. Wolney Oliveira
Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos. Os dois fizeram parte do bando de Lampião, o mais controverso líder do cangaço. A verdade só é revelada quando Moreno, então com 95 anos, resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar parentes vivos, entre eles seu primeiro filho.

*****
PÁTIO
SESSÃO TERRIR – 30 anos de “O segredo da múmia”
20h
Dr. Jekyll and Mr. Hyde – 1912 – 12’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Lucius Henderson
As experiências científicas do Dr. Jekyll para revelar o lado oculto e sombrio do homem acabam por soltar um assassino dentro de si mesmo.

O segredo da múmia – 1982 – 85’ – Cor – Brasil – Ficção – 14 anos
Dir. Ivan Cardoso
Cientista louco descobre poção capaz de dar vida eterna a seres humanos. Ele usa seu experimento numa múmia egípcia que, ressuscitada, começa a matar seus desafetos.

**********


QUINTA-FEIRA, DIA 13/12

MOSTRA INFORMATIVA

CINE CAVE 1 – Reis do Riso

10h
JACK LEMMON E WALTER MATTHAU
Dois velhos rabugentos (Grumpy old men) – 1993 – 103’ – Cor – EUA – Ficção – 12 anos
Dir. Donald Petrie
John Gustafson e Max Goldman são dois idosos vizinhos em uma pequena cidade do Minnesota, e têm como principal diversão atormentar um ao outro. Mas a vida desses dois velhos rabugentos está para mudar com a chegada de uma viúva encantadora.

12h
VITTORIO GASSMAN
Brancaleone nas cruzadas (Brancaleone alle crociate) – 1970 – 119’ – Cor – Itália – Ficção – 14 anos
Dir. Mario Monicelli

O aventureiro Brancaleone e seu exército de trapalhões partem para outro desafio, a conquista do sepulcro sagrado, porém todo seu exército é massacrado em um combate. Muita ação, humor e aventura com Brancaleone, um herói debochado, irreverente e muito engraçado.

14h
ROWAN ATKINSON
Mr. Bean mais atrapalhado do que nunca (Bean – The ultimate disaster movie) – 1997 – 89’ – Cor – Inglaterra – Ficção – Livre
Dir. Mel Smith
Uma galeria americana decide comprar um famoso quadro que estava em Paris e pede à Royal National Gallery da Inglaterra que envie o seu mais ilustre conhecedor de arte para apresentar a obra. Os ingleses aproveitam para se livrar do empregado mais detestável que possuem, Mr. Bean.

16h
JACQUES TATI
Tempo de diversão (Playtime) – 1967 – 124’ – Cor – França/Itália – Ficção – Livre
Dir. Jacques Tati
O senhor Hulot tem que se encontrar com um oficial americano em uma versão high-tech de Paris. Mas ele acaba por se perder no meio do labirinto urbano que a moderna arquitetura causou. Ele anda pela cidade procurando traços de humanidade em uma metrópole futurista.

18h
PETER SELLERS
O rato que ruge (The mouse that roared) – 1959 – 83’ – Cor – Inglaterra – Ficção – Livre
Dir. Jack Arnold
Um pequeno país em grave crise financeira declara guerra aos Estados Unidos com intuito de perdê-la e, assim, receber ajuda econômica. Enviam vinte homens armados de arco e flecha para o combate na América. Só que eles ganham a guerra.


CINE CAVE 2 – Pioneiros

10h
MAX LINDER
Os três mosqueteiros (The three must-get-theres) – 1922 – 58’ – Pb – França – Ficção – 14 anos
Dir. Max Linder
Um jovem talentoso de Gasconha vai até Paris com a esperança de tornar-se um mosqueteiro do rei. O desejo e a destreza do pretendente, combinados com a sorte do destino, o levarão a assumir o posto e se apaixonar por Constança, a próxima rainha.

Troubles of a grasswidower – 1912 – 10’ – Pb – França – Ficção – Livre
Dir. Max Linder
Um magnata ignora sua mulher no jantar em homenagem a seu jornal. Magoada, ela volta para a casa da mãe. Depois de inúmeras peripécias e de uma noite de insônia, o homem percebe-se sozinho.

12h
FESTIVAL W. C. FIELDS
O picareta (Pool sharks) – 1915 – 15’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Edwin Middleton
Primeiro filme na carreira do comediante W.C. Fields (filmado em apenas um rolo), que traz o ator durante uma partida de bilhar.

O mestre do golfe (The golf specialist) – 1930 – 20’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Monte Brice
Num hotel da Flórida, o cafajeste J. Effingham Bellweather tenta armar das suas durante uma partida de golfe.

O dentista (The dentist) – 1932 – 21’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Leslie Pearce
Um dentista não convencional atende seus pacientes fazendo as palhaçadas da moda.

O último drink (The fatal glass of beer) – 1933 – 21’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Clyde Bruckman
Mr. Snavely não vê seu único filho há anos, depois que ele partiu para a cidade grande. Agora, Chester retorna depois de um período na prisão.

O farmacêutico (The pharmacist) – 1933 – 20’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Arthur Ripley
Um farmacêutico acovardado tenta lidar com clientes exigentes e sua família disfuncional.

O barbeiro (The barber shop) – 1933 – 21’ – Pb – EUA – Ficção – Livre
Dir. Arthur Ripley
W.C. Fields faz o barbeiro O’Hair, que um dia, barbeando um cliente, acaba arrancando a orelha do coitado, para em seguida aparecer um cachorro e come-la.

14h
FESTIVAL GEORGES MÉLIÈS – 60’
Coletânea de 15 curtas de Georges Méliès realizados entre os anos de 1898 e 1909.
- Un homme de tétes (1898)
- Le voyage dans la lune (1902)
- Le cake-walk infernal (1903)
- Le tripot clandestin (1905)
- Le mélomane (1903)
- Le chadron infernal (1903)
- L’homme à la tête de caoutchouc (1901)
- Les cartes vivantes (1904)
- Les affiches en goguette (1905)
- Le locataire diabolique (1909)
- Le roi du maquillage (1904)
- Le thaumaturge chinois (1904)
- Barbe bleue (1901)
- Nouvelles lutes extravagantes (1900)
- L’homme-orchestre (1900)

16h
4 palhaços (4 clowns) – 1970 – 97’ – Pb – EUA – Documentário – Livre
Dir. Robert Youngson
Uma antologia que apresenta cenas de filmes com quatro comediantes: Stan Laurel, Oliver Hardy, Charley Chase e Buster Keaton.

18h
ERNST LUBITSCH
Gatinha selvagem (Die bergkatze) – 1920 – 82’ – Pb – Alemanha – Ficção – Livre
Dir. Ernst Lubitsch
Nas montanhas de um país fictício, os habitantes de um forte militar têm de se defender dos ataques de uma quadrilha de ladrões. A quadrilha é comandada por Rischka, que acaba se apaixonando justamente pelo jovem e mulherengo tenente Alexis.
—-

CINE CAVE 3 – Comédia no mundo

10h
Isto é Spinal Tap (This is Spinal Tap) – 1984 – 82’ – Cor – EUA – Ficção – 14 anos
Dir. Rob Reiner
O Spinal Tap é uma lendária banda britânica de heavy metal que vai para uma turnê na América acompanhada de Marty DiBergi, um cineasta que venera o grupo. Com o convívio diário durante a viagem e com muitas coisas dando errado, Marty descobre o outro lado da fama.

12h
Detonando em Barcelona (Kuai can che ) – 1984 – 98’ – Cor – China – Ficção – 12 anos
Dir. Sammo Hung
Dois amigos peritos em artes marciais tentam ajudar detetive a encontrar herdeira milionária que desapareceu em Barcelona.

14h
Monty Python, o sentido da vida (Monty Python’s the meaning of life) – 1983 – 107’ – Cor – Inglaterra – Ficção – 18 anos
Dir. Terry Gilliam e Terry Jones
O impagável e hilariante grupo inglês Monty Python faz uma série de registros dos assuntos mais importantes da vida. Nascimento, religião, trabalho, morte, nada escapa da crítica mordaz do grupo.

16h
Papai Noel é um picareta (Le Père Noël est une ordure) – 1982 – 90’ – Cor – França – Ficção – Livre
Dir. Jean-Marie Poiré
O plantão telefônico “SOS Amizade” parisiense é perturbado na noite de Natal pela chegada de figuras esdrúxulas que provocam catástrofes em cadeia.

18h
Cheech & Chong em Amsterdã (Cheech and Chong: still smokin’) – 1983 – 91’ – Cor – EUA/Holanda – Ficção – 18 anos
Dir. Tommy Chong
Desta vez, Cheech e Chong vão participar de um festival em Amsterdam. Chegando lá, descobrem que vão ter que se passar por Burt Reynolds e Dolly Parton, já que não há verba para trazer os artistas pessoalmente.

CAVE 4 – Diretores


10h
BILLY WILDER
A primeira página (The front page) – 1974 – 105’ – Cor – EUA – Ficção – 16 anos
Dir. Billy Wilder
O editor de um jornal e seu principal repórter, Hildy Johnson, acreditam que juntos podem cobrir qualquer história. Na véspera da execução de um homem acusado de assassinato, Hildy decide se casar e abandonar o jornal. Porém, o acusado foge e surge a história do século para Hildy cobrir.

12h
ROBERTO FARIAS
Rico ri a toa – 1957 – 98’ – Pb – Brasil – Ficção – 14 anos
Dir. Roberto Farias
Zé Trindade, um chofer de táxi, a esposa e a filha recebem a visita de um advogado, que lhes entrega uma herança de $15 milhões, vinda de um parente desconhecido. Mas tudo não passa de um golpe para encobrir o dinheiro do assalto a um banco.

14h
SESSÃO REVISTA RECINE – CARLOS MANGA
O homem do Sputnik – 1959 – 98’ – Pb – Brasil – Ficção – 12 anos
Dir. Carlos Manga
O filme narra as peripécias de um homem simples que pensa que o satélite russo Sputnik caiu no telhado de sua casa. Ele é perseguido por espiões de todos os tipos até que a verdade vem à tona.

16h
YASUJIRO OZU
Meninos de Tóquio (Otona no miru ehon) – 1932 – 100’ – Pb – Japão – Ficção – 14 anos
Dir. Yasujiro Ozu
Dois jovens irmãos se transformam em líderes de uma gangue de garotos da vizinhança. Um dia, eles visitam a casa do chefe do pai deles e descobrem que seu filho fora membro da gangue. Com uma trama ligeira e elementos cômicos, Ozu pinta um simpático quadro familiar.

18h
SESSÃO TERRIR
A volta dos mortos vivos (The return of the living dead) – 1985 – 91’ – Cor – EUA – Ficção – 18 anos
Dir. Dan O’Bannon
Dois empregados de um armazém de medicamentos encontram no subsolo do estabelecimento barris do exército lacrados e acidentalmente liberam um gás mortal no ar. Esse gás acaba reanimando os mortos de um cemitério próximo, que vão atacar os vivos.


AUDITÓRIO – Especial

10h
SESSÃO REVISTA RECINE – MAZZAROPI
O gato de madame – 1956 – 90’ – Pb – Brasil – Ficção – 12 anos
Dir. Agostinho Martins Pereira
Comédia sobre um engraxate que se envolve casualmente com uma quadrilha de bandidos ao encontrar um gato perdido, cuja proprietária oferece uma promissora gratificação a quem devolvê-lo.

12h
O mundo mágico dos Trapalhões – 1981 – 89’ – Cor – Brasil – Documentário – Livre
Dir. Silvio Tendler
Compilação de alguns dos melhores momentos na carreira e perfil biográfico de cada um dos integrantes do grupo Os Trapalhões.

14h
Mesa-redonda 2 ‒ Cineastas e as imagens de arquivo

Mediadora: Beth Formaggini / Documentarista, produtora e pesquisadora audiovisual
Palestrantes:
• Sílvio Tendler / Documentarista com mais de trinta filmes como realizador, entre eles, “Jango”, Os anos JK” e “Utopia e barbárie”
• Marcos Mendes / Cineasta e professor da Faculdade de Comunicação da UnB.
• José Inácio Parente / Psicanalista, cineasta e fotógrafo. Diretor do filme “Rio de Memórias

16h30
Mostra Competitiva – Programa 5

Aqui todos os dias são do caçador – 2012 – 8’26’’
Dir. Ulisses de Freitas
Documentário experimental em três atos sobre a pesca da baleia na Paraíba e a exploração econômica e turística dessa atividade.

Ser campeão é detalhe: Democracia Corinthiana – 2011 – 25’
Dir. Gustavo Forti Leitão e Caetano Tola Biasi
Em meio a uma estrutura conservadora, um clube brasileiro consegue alterar as regras do jogo. Não busca títulos, mas condições dignas de trabalho baseadas no diálogo e no respeito. Uma Democracia Corinthiana!

Água de meninos: a feira do cinema novo – 2012 – 52’
Dir. Fabíola Aquino
Documentário que relembra os filmes “Sol sobre a lama” e “A grande feira”, que retratavam as condições de vida da sociedade baiana na década de 60. Seu principal cenário era a Feira de Água de Meninos, que foi incendiada.

18h
OFICINA DE VÍDEO – PROGRAMA 2

Ensaio livre para um filme de família – 6’30”
De Carolina Ribeiro Rodrigues, Clarissa Guarilha Santos, Fernanda Hiraga Vasconcelos e Nathalia Ferreira Gonçalez
Sinto aquela imensa saudade do futuro… Os fantasmas do passado gritam. Sonho em película, acordo onde já não estou. Como chegamos até aqui?

Repórter Esso – 6’20’’
De Daniel Nolasco de Souza e Fernanda Hiraga Vasconcelos
Notícias do Brasil e do mundo ocorridas em 7 de agosto de 2012.

Crise – 6’10’’
De André Santos da Conceição
O filme documentário narra o “incipiente” programa nuclear do Brasil, e os desentendimentos com os Estados Unidos, devido ao acordo de cooperação com a Alemanha para o fornecimento de urânio às usinas de Angra dos Reis.

Rio cidade olímpica – 7’30’’
De Cláudio Felício Pifano Silva e Desiré Taconi Ribeiro
Com uma linguagem decalcada dos noticiários da extinta Agência Nacional, o filme é uma falsa propaganda  nem tão enganosa assim  dos jogos olímpicos de 2016.

O palácio de tábuas – 11’40’’
De Cristiane de Assis Portela e Guilherme de Azevedo França
A construção do Palácio Presidencial Provisório (Catetinho), primeira edificação da nova capital, é retratada a partir de registros documentais e das memórias de quatro trabalhadores de Araxá, MG.

Mostra Competitiva – Programa 6

Funeral for a friend – 2010 – 10’
Dir. Leonardo Amaral, Lucas Sander e Milan Pingel
Documentarista faz homenagem ao amigo com restos de imagens que eles fizeram juntos durante toda a vida.

Urânio Picuí – 2011 – 15’
Dir. Tiago Melo e Antônio Carrilho
Sertão do Seridó, Paraíba. Durante a 2ª Guerra, americanos extraíram “minérios nobres” na região. Os garimpeiros e moradores começaram a questionar se a bomba de Hiroshima não teria sido produzida com o urânio da região.

Cuíca de Santo Amaro – 2012 – 75’
Dir. Joel de Almeida e Josias Pires
Na idílica Salvador dos anos 40 e 50, Cuíca de Santo Amaro atenta contra o pudor e brada contra a hipocrisia, revelando em praça pública segredos de alcova e trapaças de ricos marreteiros. É o cronista social e nada lhe escapa.

PÁTIO
SESSÃO CINEMATECA

20h
Homenagem a Mazzaropi
Zé do Periquito
1961 86’ Pb Brasil Livre
Dir. Milton Amaral e Ismar Porto
Zenó é o jardineiro de um colégio onde é muito bem tratado pelos alunos. Mas os fofoqueiros mexem com a cabeça de Zenó, e ele pede demissão, partindo para outra cidade, onde se instala na praça com um realejo e um periquito da sorte. Com o tempo e a ajuda de uma moça, Zenó enriquece com o truque do periquito.

************

SEXTA-FEIRA, DIA 14/12

MOSTRA INFORMATIVA

CINE CAVE 1 – Reis do Riso

10h
LESLIE NIELSEN
Corra que a polícia vem aí – 1988 – 84’ – Cor – EUA – Ficção – 12 anos
Dir. David Zucker
Frank Drebin, um incompetente detetive, tenta deter um plano para assassinar a rainha Elizabeth II. O mentor do plano é Vincent Ludwig, um magnata que pretende usar um jogador de beisebol que foi submetido a uma lavagem cerebral.

12h
W.C. FIELDS
Sally, a filha do circo (Sally of the sawdust) – 1925 – 112’ – Pb – EUA – Ficção – 12 anos
Dir. D.W. Griffith
Sally é adotada por Eustace McGargle, um artista de circo, e trabalha como sua assistente. Resolvido a encontrar sua família, McGargle vem a conhecer seu avô, um juiz durão que tem profundo desprezo por artistas circenses. Acusada por um delito, Sally acaba indo a julgamento.

14h
ANKITO E GRANDE OTELO
E o bicho não deu – 1958 – 93’ – Pb – Brasil – Ficção – 12 anos
Dir. J.B. Tanko
Detetive, cujo trabalho é procurar meios para desmontar centros de jogo do bicho, leva uma pancada na cabeça e fica com dupla personalidade e pensa que também é bicheiro.

16h
SESSÃO TERRIR – MEL BROOKS
Jovem Frankenstein (Young Frankenstein) – 1974 – 106’ – Pb – EUA – Ficção – 12 anos
Dir. Mel Brooks
Ao receber o testamento de seu avó, o professor universitário dr. Frederick Frankenstein faz a viagem que mudará sua vida: vai à Transilvânia para reivindicar sua herança.

18h
TONY CURTIS E JACK LEMMON
A corrida do século (The great race) – 1964 – 160’ – Cor – EUA – Ficção –
Dir. Blake Edwards
Os pilotos vão para o Oeste, nos carros mais excêntricos do século, para disputar a corrida Nova York-Paris. Eles vão percorrer vários quilômetros e encarar muitas rixas na corrida mais divertida dos últimos tempos.


CINE CAVE 2 – Pioneiros

10h
FAMÍLIA BUSCAPÉ
Série de televisão americana sobre uma família do interior que se muda para Beverly Hills depois de encontrar petróleo em suas terras. A série foi ao ar entre 1962 e 1971.
Jethro vai à escola (Jethro goes to school) – 1962 – Pb – Livre
Pigmalião & Elly (Pygmalion & Elly) – 1962 – Pb –Livre

AGENTE 86
Maxwell Smart é o principal agente da organização secreta “do bem” C.O.N.T.R.O.L.E e, sob as ordens do “Chefe”, luta para frustrar os planos da K.A.O.S. A série criada por Mel Brooks se estendeu por cinco temporadas.
Mr. Big (Piloto) – 1965 – Pb –Livre
A filha do diplomata – 1965 – Pb –Livre


12h
TV TERRIR
OS MONSTROS
Em uma casa assustadora na rua Mockingbird vivem Os Monstros, a família mais estranha que você pode encontrar. Eles são honestos e de grande coração, porém não entendem porque os vizinhos desaparecem correndo quando eles chegam.
A malícia de Pike – 1964 – Pb – Livre
Monstros em declínio – 1964 – Pb –Livre

FAMÍLIA ADDAMS
A Família Addams é encantadora, sarcástica e hilária, e passa por todo tipo de aventura possível, sempre com convidados que se desesperam ao ver os hábitos mórbidos e incomuns do clã.
A família Addams vai para a escola – 1964 – Pb – Livre
Mortícia e o psiquiatra – 1964 – Pb – Livre

14h
TV – Arquivo N
Especial Chico Anysio – 2012 – 56’ – Cor – Brasil – Documentário
Homenagem do Arquivo N ao grande comediante Chico Anysio. O especial apresenta diversos momentos marcantes da carreira e da vida do humorista.

Especial Dercy Gonçalves – 2011 – 56’ – Cor – Brasil – Documentário
No ano em que foi comemorado os 45 anos do programa “Dercy Espetacular”, o Arquivo N prestou uma homenagem a essa mulher irreverente, corajosa e bem humorada, conhecida por não ter censura e falar tudo que vinha a cabeça.

16h
SESSÃO REVISTA RECINE – REINHOLD SCHÜNZEL
O anfitrião (Amphitryon) – 1935 – 99’ – Pb – Alemanha – Ficção – 14 anos *Filme com legendas em inglês
Dir. Reinhold Schünzel
Em Tebas, as mulheres esperam seus esposos voltarem da guerra. O deus Júpiter se atrai por uma delas: Alkmene, esposa de Amphitryon. Ele vai à Terra para tentar seduzi-la e acaba se disfarçando de Amphitryon. Mas o verdadeiro Amphitryon retorna.

18h
ERNST LUBITSCH
Ninotchka – 1939 – 110’ – Pb – EUA – Ficção – 16 anos
Dir. Ernst Lubitsch
Nina Yakushova, comissária do governo soviético, é mandada a Paris para averiguar o comportamento de três representantes do governo que têm como missão negociar uma joia. Aos poucos, sucumbe ao capitalismo e aos encantos do francês Leon D’Algout.

CINE CAVE 3 – Comédia no mundo

10h
3 idiotas (3 idiots) – 2009 – 170’ – Cor – Índia – Ficção – 12 anos
Dir. Rajkumar Hirani
Dois rapazes estão à procura do melhor amigo, que desapareceu depois de decidir mudar sua maneira de ver o mundo. Assim eles retornam à escola onde estudaram, onde revivem insólitas experiências com uma jovem e bonita garota e também com o tirânico professor.

14h
SESSÃO REVISTA RECINE – O varredor (El barrendero) – 1981 – 98’ – Cor – México – Ficção – 14 anos
Dir. Miguel M Delgado
Don Napo (Cantinflas) é um simpático e alegre funcionário da limpeza pública que se diverte varrendo as ruas da cidade do México. Amigo de todos, e principalmente de “todas”, Don Napo leva muito a sério seu trabalho de limpeza e de conquistar as empregadas domésticas do local.

16h
O homem do terno branco (Man in the white suit) – 1951 – 85’ – Cor – Reino Unido – Ficção – 14 anos
Dir. Alexander Mackendrick
Um inventor cria um tecido que não suja nem gasta e é perseguido por outros fabricantes têxteis e pelos sindicalistas para que o material não seja produzido, pois isso iria gerar um caos na economia.

18h
Espaçonave das loucas (Raumschiff surprise – Periode 1) – 2004 – 87’ – Cor – Alemanha – Ficção – 14 anos
Dir. Michael Herbig
No ano de 2304, os exércitos de Marte querem invadir a Terra. A rainha Metapha e seus conselheiros não têm mais opções, pois a frota estelar já foi toda varrida do espaço. Toda a frota, menos a espaçonave do título, cuja tripulação é inteiramente formada por afetados gays.

CINE CAVE 4 – Diretores

10h
JEAN RENOIR
Sur un air de charleston – 1927 – 17’ – Pb – França – Ficção – 12 anos
Dir. Jean Renoir
Em 2028, um explorador africano viaja para uma pós-apocalíptica Paris onde encontra uma garota branca nativa que lhe ensina o charleston. Ele acredita que ela seja uma selvagem e que a dança é um ritual que ela executa antes de comê-lo, literalmente. O filme é cheio de toques surreais.

On purge bébé – 1931 – 47’ – Pb – França – Ficção – 12 anos
Dir. Jean Renoir
Follavoine, inventor do primeiro urinol de porcelana inquebrável, convida um funcionário público para almoçar em sua casa com o objetivo de assinar um contrato de venda para o exército francês.

12h
VITTORIO DE SICA
O ouro de Nápoles (L’oro di Napoli) – 1954 – 131’ – Pb – Itália – Ficção – 14 anos
Dir. Vittorio De Sica
Com a ajuda de um grande elenco, De Sica presta uma linda homenagem à cidade de Nápoles e seus habitantes através de seis episódios, que trazem comédia, drama e romance em doses certas.

14h
INGMAR BERGMAN
O olho do diabo (Djävulens öga) – 1960 – 87’ – Pb – Suécia – Ficção – 16 anos
Dir. Ingmar Bergman
O inferno está em polvorosa por causa de um terçol no olho do diabo. A causa do mal é terrena: a virgindade de uma jovem de 20 anos prestes a se casar. Diante disso, o diabo envia Don Juan para tentar a moça e evitar que ela chegue casta ao casamento.

16h
SESSÃO REVISTA RECINE – STANLEY KUBRICK
Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: how I learned to stop worrying and love the bomb) – 1964 – 93’ – Pb – EUA – 14 anos
Dir. Stanley Kubrick
Enlouquecido pela Guerra Fria, general acredita que ficou impotente devido à sabotagem comunista dos reservatórios de água, e ordena ataque nuclear à União Soviética.

18h
MARIO MONICELLI
Meus caros amigos (Amici mei) – 1975 – 127’ – Cor – Itália – Ficção – 14 anos
Dir. Mário Monicelli
Através do jornalista e narrador Giorgio Perozzi, conhecemos o cotidiano de cinco cinquentões que adoram pregar peças e passar trotes em quem se atreve a passar na frente deles.

AUDITÓRIO – Especial


10h
Os trapalhões e o rei do futebol – 1986 – 74’ – Cor – Brasil – Ficção – Livre
Dir. Carlos Manga
Na acirrada disputa pelo poder no Independência Futebol Clube, o roupeiro Cardeal acaba sendo escolhido ao acaso para treinar a equipe de futebol. Com seus métodos revolucionários de treinamento, o time encontra o caminho das vitórias.

12h
SESSÃO CINEMATECA
A velha a fiar – 1964 – 6’ – Pb – Brasil – Ficção – Livre
Dir. Humberto Mauro
A antiga canção popular do interior do Brasil ilustrada com aspectos, tipos e costumes das velhas fazendas em decadência.

Simão, o Caolho – 1952 – 95’ – Pb – Brasil – Ficção – Livre
Dir. Alberto Cavalcanti

São Paulo, 1942. Um corretor de negócios, velho e malandro, Simão, o Caolho, anda às voltas com sua mulher e um bando de amigos turbulentos, sempre à espera de um lance de sorte na vida. Sua trajetória acaba por acompanhar as transformações na cidade de São Paulo entre 1932 e 1950.

14h
Mesa-redonda 3 ‒ Preservação e restauro de arquivos audiovisuais
Mediadora: Julia Levy / Superintendente de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Palestrantes:
• Maurício Bragança / Professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense
• Rodrigo Mercês / Restaurador da Cinemateca Brasileira

16h30
O doce esporte do sexo – 1971 – 87’ – Cor – Brasil – Ficção – 16 anos
Dir. Zelito Viana
Comédia em cinco episódios protagonizados por Chico Anysio.

18h
El Chanfle – 1979 – 106’ – Cor – México – Ficção – Livre
Dir. Enrique Segoviano
Chanfle é um simples assistente de uma equipe de futebol do México, treinada pelo exigente e rigoroso Reyes e cuja grande estrela é Valentino, um jogador exibido e metido a galã.

———

PÁTIO
20h
ENCERRAMENTO
Homenagem ao cineasta Carlos Manga
Cerimônia de premiação dos filmes da Mostra Competitiva
Pré-estreia com a presença do diretor e dos atores do filme
Cine Holliúdy – 2012 – 90’ – Cor – Brasil – Ficção – 14 anos
Dir. Halder Gomes. Com Edmilson Filho, Miriam Freeland, Roberto Bomtempo e Fiorella Mattheis.
A chegada da TV no interior do Ceará, na década de 70, colocou em xeque as salas de cinema das pequenas cidades. Mas um herói resolveu lutar para manter viva sua paixão pela sétima arte. Suas armas: muita criatividade e o bom humor cearense.

***************************

 

RECINE 2012 – 11º Festival Internacional de Cinema  de Arquivo
Humor no cinema
ENTRADA FRANCA
De 10 a 14 de dezembro, no Arquivo Nacional
Praça da República, 173 – Centro –  Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2179-1337 e 2220-9800/ 9730 2581
E-mails: recine@arquivonacional.gov.br e recine.rio@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
liliam hargreaves: formigas@uol.com.br / 21 9136 0941 – 8218 5731