Tela de Van Gogh é encontrada em museu holandês

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de novembro de 2003 as 22:07, por: cdb

Um museu holandês anunciou ter encontrado uma tela de Vincent Van Gogh que passou anos numa coleção particular, sem ser identificada como sendo do pintor. A tela teria sido dada pela mãe do artista ao proprietário da casa em que ela morava, há mais de um século.

O museu da cidade de Breda, no sul da Holanda, disse que o quadro, intitulado “Casas em Haia”, foi encontrado quando o museu fazia pesquisas para uma exposição de obras de Van Gogh, investigando trabalhos de sua fase inicial espalhados pela região.

– Estamos convencidos de que o trabalho é autêntico. Muitos dos estudos pintados por Vincent em sua primeira fase como artista foram deixados em Breda por sua mãe. A tela estava no meio de uma coleção enorme pertencente a um colecionador fanático e confiável – disse Ron Dirven, pesquisador do museu de Breda.

O museu Van Gogh, em Amsterdã, disse que tinha conhecimento da descoberta, mas que só poderá confirmar se é de fato uma tela do mestre holandês depois que a tiver examinado.

Dirven revelou que o quadro mede 24 por 16 centímetros e retrata uma fileira de casas pequenas com telhados vermelhos. O pano de fundo é um céu de cor clara, e no primeiro plano há feixes de palha. Ele não quis avaliar o valor da tela, mas disse que ela não deve valer tanto quanto as obras posteriores de Van Gogh.