Taxas de juros das operações de crédito registram alta em novembro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de dezembro de 2012 as 09:13, por: cdb
As taxas de juros das operações de crédito apresentaram elevação em novembro deste ano

As taxas de juros das operações de crédito apresentaram elevação em novembro deste ano, segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A alta interrompe uma sequência de quatro reduções consecutivas e, de acordo com a entidade, não tem explicações, já que a taxa básica de juros (Selic) e o nível de inadimplência permaneceram inalterados.

Para pessoa física, das seis linhas de crédito pesquisadas, apenas o cartão de crédito rotativo manteve a taxa de juros sem alteração no mês de novembro. A taxa de juros média geral para esse segmento teve alta de 0,13 %  no mês (2,83% no ano).

As três linhas de crédito pesquisadas para pessoa jurídica tiveram elevação no mês. A taxa de juros média geral do segmento registrou alta de 0,12 % em novembro (2,04 %  em doze meses).

A expectativa da Anefac é que as taxas de juros voltem a cair nos próximos meses por conta da melhora da economia, da maior competição no sistema financeiro, após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros, e das perspectivas de redução dos índices de inadimplência.