Tarso Genro afirma que não há nenhuma denúncia contra Calheiros

Arquivado em:
Publicado Sexta, 25 de Maio de 2007 às 15:08, por: CdB

O ministro da Justiça, Tarso Genro, comentou nesta sexta-feira que não há nenhuma denúncia formal contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que foi alvo de denúncias veiculadas pela imprensa de que teria despesas pessoais pagas por um lobista de uma empreiteira. Em São Paulo, Tarso disse aos jornalistas que não comentaria a situação porque ele, como um ministro do poder Executivo, precisa zelar pela relação entre os poderes da República.
 
- Como ministro da justiça minha relação é de poder para poder -, disse.

- Enquanto não receberemos nenhuma denúncia contra o senador. E para que alguém do Senado possa ser investigado tem de ter uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) -, disse em referência à necessidade de foro privilegiado para a investigação de parlamentares.
 
A revista Veja trouxe uma reportagem em que o funcionário Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, teria pago despesas pessoais do senador.

No Congresso, o assunto também foi comentado. O presidente da Câmara, deputo Arlindo Chináglia (PT-SP), disse que a denúncia "naturalmente causa um certo constrangimento", mas que é preciso ter cautela e, antes de tudo, ouvir o senador.
 
- É uma reportagem que mostra, eu diria, aspectos da sua relação pessoal, envolvendo, inclusive, questões de família. Então, temos de ter a maior cautela nisso, dada à complexidade natural dos temas, para não fazer um pré-julgamento ou até mesmo uma antecipação de qualquer posição sem ter base concreta para isso -, disse.

O líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), disse que tem que conversar com Renan antes de dar qualquer declaração e afirmou que o assunto poderá ser discutido durante reunião do partido que já estava marcada para quarta-feira.
 
- Primeiro temos de conversar com o presidente, ver as explicações dele. Vamos esperar os esclarecimentos dos fatos -, disse.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo