Tarifas de ônibus urbano teve reajuste menor este ano

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 8 de outubro de 2004 as 15:06, por: cdb

As tarifas dos ônibus urbanos tiveram neste ano reajustes bem abaixo dos que foram registrados no ano passado. De janeiro a setembro, a taxa acumulada foi de 2,48%, enquanto no mesmo período de 2003 o resultado foi superior a 18%.

Os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram, segundo a gerente do Sistema de Índices de Preços, Eulina Nunes dos Santos, “uma situação inusitada e que talvez tenha relação com as eleições”.

– Os ônibus urbanos são da esfera das prefeituras e os reajustes ficaram em zero. Alguns prefeitos preferiam não aumentar os bilhetes e outros aumentaram pouco e a situação ficou muito diferente do ano passado, quando neste mesmo período as tarifas dos ônibus urbanos já haviam impactado imensamente o IPCA – explicou Eulina.

Das 11 áreas pesquisadas pelo IBGE (Curitiba, Recife, Belém, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia), apenas Goiânia e Curitiba reajustaram as tarifas dos ônibus urbanos em 0,26%, cada uma.