'Tardes Verdes' conscientiza crianças sobre fauna e flora

Arquivado em:
Publicado Quarta, 04 de Abril de 2012 às 11:52, por: CdB

'Tardes Verdes' conscientiza crianças sobre fauna e flora

04/04/2012 - 17:19

  

 

Ana Carolina Menani e Tatiane Bueno

A tarde desta terça-feira, dia 3 de abril, foi de aprendizado e recreação para 14 crianças que integram os núcleos comunitários de crianças e adolescentes do Jardim Esmeraldina e do Maria Rosa, que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Elas visitaram o Museu de História Natural do Bosque dos Jequitibás, e ampliaram seus conhecimentos sobre da fauna e da flora do Brasil.

Enquanto observavam os animais empalhados, as crianças puderam acompanhar as explicações da bióloga Denise Polydoro, e tirar suas dúvidas a respeito das características de cada animal do complexo. Durante toda a visita, aspectos e curiosidades em relação ao habitat natural e hábitos alimentares - de animais, peixes, aves e anfíbios - foram esclarecidos e relembrados pela bióloga.


As crianças também puderam aprender sobre a taxidermia, a arte de organizar a pele dos animais - tirando todas as vísceras e órgãos, deixando apenas a pele - para então empalhá-los.
 

Depois do tour pelo museu, as crianças foram orientadas a escolher um animal que mais lhe chamou a atenção e escrever o nome em um papel. Elas terão que pesquisar informações sobre o animal escolhido, e compartilhá-las com os outros colegas do núcleo. Na próxima visita, que acontecerá em 15 dias, a atividade será retomada pela bióloga.

 

“Aqui as crianças são multiplicadoras do trabalho, pois elas vão compartilhar o que viram e aprenderam com as outras crianças do núcleo”, explica Douglas Tobias, monitor do núcleo Maria Rosa.


A pequena Giovana Guimarães de Sousa, de 9 anos, estava tão animada com o passeio que levou até um bloquinho de anotações. “ Achei interessante e vou contar para os que não puderam vir”, contou a menina, que disse, ainda, que pretende ter um museu quando crescer, pois gosta muito de animais.


O passeio foi finalizado com uma atividade lúdica, na qual as crianças tiveram os olhos vendados e, por meio do tato, tentaram descobrir quais animais empalhados estavam em cada uma das sete caixas. A atividade, segundo a bióloga, permite uma interação maior das crianças. “Com os olhos vendados eles precisam perceber a pele, a textura e as características dos animais, precisam usar a imaginação”, explica.

 

“É estranho porque a gente não está vendo, só está sentindo”, relata entusiasmada Renata Pereira da Silva, de 13 anos, que já esteve no bosque três vezes mas nunca tinha visitado o museu. “Eu achei interessante, porque eu nunca tinha visto um animal empalhado”, conta.

 

Já para Adson Rodrigo, de 10 anos, o mais divertido foi a brincadeira e na hora de ir embora ele revela o que mais espera para a próxima visita. “Estou ansioso para ver as cobras”, conta o menino.

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo é um serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, e atende crianças de 6 à 15 anos.

 

Programa Tardes Verdes
 

As “Tardes Verdes” são oferecidas pelos biólogos do Museu de história Natural, Aquário Municipal e Casa dos Animais Interessantes e faz parte do Programa de Educação Ambiental, que acontece desde 1987 no complexo.


O objetivo é educar crianças e adolescentes para a preservação do meio ambiente, por meio do conhecimento da fauna e flora brasileiras, difundir ações conservatórias e postura solidária em ralação às questões ambientais. “A ideia é despertar o interesse deles para, quem sabe, virem a estudar na área, como cursos técnicos em meio ambiente, biologia, veterinária, entre outros”, enfatiza a bióloga Denise Polydoro.


No total, o programa contemplará 28 crianças, sendo 14 de cada núcleo, que atende um total entre 60 e 80 crianças, de 9 a 12 anos e se estenderá até o próximo mês de junho, tratando um tema diferente a cada 15 dias.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo