Tailândia cria livro de etiqueta para turistas estrangeiros

Arquivado em:
Publicado Segunda, 13 de Setembro de 2004 às 11:04, por: CdB

A Tailândia, ofendida por um pôster de divulgação de um filme norte-americano que exibia seu diretor sentado sobre a cabeça do Buda, está esboçando um guia de comportamento para estrangeiros.

Mas o governo do país, maioritariamente budista, negou informações divulgadas pela imprensa de que estaria preparando uma lista negra para banir do reino estrangeiros que ofendessem a cultura tailandesa.

"Estamos compilando dicas culturais para estrangeiros de vários lugares em um livro, que usará um palavreado fácil e será distribuído em vários lugares", disse à Reuters o vice-ministro da Cultura, Weerasak Kowsurat.

Weerasak disse que agências estatais trabalham no manual, que incluirá dicas para lembrar os visitantes de que a cabeça é a parte mais respeitada do corpo na Tailândia. O governo espera lançar o livreto no ano que vem.

"Acreditamos que um manual como esse ajudará a reduzir conflitos culturais entre estrangeiros e seus anfitriões tailandeses", disse Weerasak. "Eles tomarão conhecimento do que se faz ou não por aqui, mas ficará a cargo deles seguir nossas sugestões."

O Ministério das Relações Exteriores mandou uma carta de protesto a Phillipe Caland, escritor, diretor e personagem principal do filme "Hollywood Buddha", após ele ter sido fotografado sentado na cabeça de um Buda no pôster promocional do filme. Caland prometeu retirar o pôster.

"Com muito pesar descobri que a imagem de divulgação do meu filme ofendeu os budistas", escreveu Caland em seu site, www.ybg.com. "Ofereço minhas sinceras desculpas pelo insulto e pelo desrespeito sem intenção", informou a carta.

O filme conta a história de um produtor de cinema independente de Hollywood que luta para se manter são enquanto tudo a sua volta dá errado.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo