Taekwondo revela feras da modalidade em Vila Velha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 21:46, por: cdb

No último fim de semana, Vila Velha sediou a 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Taekwondo. E a modalidade esportiva, pouco conhecida entre os capixabas, tem revelado promessas, provando que Vila Velha é mesmo a cidade de campeões. Na etapa realizada no município, a equipe de Vila Velha ficou em primeiro lugar, alcançando grande pontuação em relação ao segundo colocado, demonstrando, assim, toda a potência da equipe canela verde. O grande destaque da etapa é o atleta Rogério Castilho, número um do Ranking Estadual e sexto no ranking nacional.

Daniel Castilho, Nathalia Resende, Wayner Bickel e Karoline Diniz são os outros nomes de destaque do Taekwondo vilavelhense.

Taekwondo

O termo taekwondo significa “arte de usar os pés e mãos na luta através da mente”, um combate sem armas para a defesa pessoal. O esporte chegou ao Brasil em 1970, em São Paulo, pelo mestre San Min Cho. Os atletas evoluem por “gubs” (faixas) e em seguida por “dans”.  Cada gub corresponde a uma faixa colorida e são dez delas até chegar a faixa preta. Depois, o atleta evolui para a faixa preta (dan), que corresponde a dignidade, dedicação, a postura e a liderança.

A maior atleta brasileira do Esporte é Natália Falavigna. Ela conquistou o maior número de medalhas internacionais no Taekwondo em toda a história da competição e é campeã mundial nas categorias júnior, adulta e universitária. O esporte é uma modalidade olímpica desde as Olimpíadas de Sydney, em 2000.

 

 

21 equipes participaram da 1ª etapa do Estadual Taekwondo: Confira as cinco primeiras colocadas:

 

EQUIPE Pontuação Colocação

CASTILHO

VILA VELHA 210

FARINA

JOÃO NEIVA 148          

MANUELA

VITORIA 93

ATC

CARIACICA 80

CARIOCA

PAUL 77

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Semcult/Semel

Lívia Albernaz