Tablet PCs ganham novo sistema operacional

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 18 de novembro de 2003 as 12:07, por: cdb

A Microsoft anunciou durante a Comdex 2003 uma nova versão de seu sistema operacional para Tablets PCs, o Windows XP Tablet PC Edition 2004. Entre os destaques está o melhor suporte à caneta, principal meio de entrada de dados em um Tablet PC, em todo o sistema.

A entrada de texto é facilitada através do TIP (Tablet PC Input Panel), e o reconhecimento de escrita foi melhorado. Desenvolvedores podem até mesmo especificar regras para interpretação de texto em situações específicas, como durante a digitação de URLs ou preenchimento de formulários.

Também há melhor integração com os aplicativos do pacote Office 2003, como o Word, Excel e PowerPoint, e é possível enviar um e-mail escrito “à mão” usando o Outlook 2003. O Microsoft OneNote, aplicativo desenvolvido para criação e gerenciamento de anotações rápidas, agora passa a fazer parte do sistema operacional.

Para os desenvolvedores, a versão 1.7 do kit de desenvolvimento de software para o Tablet PC possibilita melhor integração do suporte à caneta e outros métodos de entrada típicos da plataforma em seus aplicativos. Também é possível desenvolver aplicativos baseados na Web com suporte ao reconhecimento de escrita.
O Microsoft Windows XP Tablet PC Edition 2004 estará disponível como um upgrade gratuito aos usuários da versão atual a partir de meados de 2004, e também virá pré-instalado em todos os novos tablets.