A Agência Central de Inteligência (CIA) e o Bureau Federal de Investigações (FBI) se preparam para um “provável” atentado terrorista contra os Estados Unidos no prazo de 30 a 90 dias, informou nesta segunda-feira a revista Newsweek.
Um documento interno que circulou entre os dois órgãos americanos avalia que a guerra contra o terrorismo entrou em uma nova fase, mais perigosa, descrita como uma “ofensiva mundial (do terror) para o período primavera/verão”.
O volume de comunicações interceptadas tem crescido muito nos últimos tempos e as escutas por telefone e satélite apontam para novos atentados da rede terrorista Al-Qaeda.
FBI e CIA ainda não interceptaram qualquer comunicação direta sobre um eventual atentado e alguns especialistas não excluem a possibilidade de estar ocorrendo uma campanha de desinformação por parte dos terroristas.
Informações obtidas com supostos membros da Al-Qaeda detidos pelos americanos sugerem que os metrôs das grandes cidades dos Estados Unidos estariam entre os alvos preferenciais do terror.
Na quarta-feira passada, a televisão árabe Al-Jazeera exibiu um vídeo no qual o número dois da Al-Qaeda, Ayman Al Zawahiri, pedia aos muçulmanos a realização de ataques suicidas contra os Estados Unidos e seus interesses.
Um dia antes, o departamento norte-americano de Segurança Interna elevou o nível de alerta terrorista nos Estados Unidos de “amarelo” para “laranja”.