Suplicy registra homenagem a Luiz Gonzaga no Palácio do Planalto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de novembro de 2012 as 18:38, por: cdb

VEJA MAIS

Sarney é agraciado com Ordem do Mérito Cultural

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP)registrou a inauguraçãopela presidente Dilma Rousseff, da exposição “O Imaginário do Rei – Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga” no térreo do Palácio do Planalto. Suplicy afirmou em Plenário, nesta segunda-feira (5), que esculturas, xilogravuras e até roupas relacionadas à vida e à obra do compositor popular e instrumentista estão entre os itens da exposição que será aberta ao público na terça-feira (6).

A exposição e a homenagem integram a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), edição de 2012, quando várias personalidades são homenageadas como forma de reconhecer suas contribuições à cultura do Brasil. A cada edição da OMC uma figura é homenageada e desta vezfoi escolhidoGonzagão (1912-1989), no ano do seu centenário de nascimento.

Entre os laureados desta edição estão artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém e Regina Casé, o apresentador Silvio Santos e o autor de novelas Aguinaldo Silva. A apresentadora Hebe Camargo e o escritor Jorge Amado foram premiados in memoriam.

O senador também elogiou e recomendou o filme “Gonzaga, de pai para filho”, que há uma semana em cartaz, já levou mais de 500 mil espectadores às salas de cinema. O ator e acordeonista Chambinho do Acordeon, que vive Gonzagão dos 25 aos 50 anos, foi trazido por Suplicy ao Plenário.