SuperVia tem planejamento especial durante os Jogos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 5 de agosto de 2016 as 15:19, por: cdb

Nos dias úteis, a principal medida implementada pela concessionária é a operação com intervalos reduzidos nos horários de pico

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:

 

Os trens da SuperVia serão importantes meios de transporte público durante os Jogos Rio 2016, já que o sistema ferroviário conta com estações situadas em pontos estratégicos para os locais das competições. A concessionária inicia o planejamento especial para os ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri. Além de serem os ramais por onde circularão os espectadores, concentram a maior parcela do público do dia a dia.Estima-se que cerca de 70% das pessoas que forem assistir às competições no Complexo de Deodoro e no Estádio Olímpico (Engenhão) utilizem os trens do Rio de Janeiro.

Os trens da SuperVia serão importantes meios de transporte público durante os Jogos Rio 2016
Os trens da SuperVia serão importantes meios de transporte público durante os Jogos Rio 2016

Nos dias úteis, a principal medida implementada pela concessionária é a operação com intervalos reduzidos nos horários de pico. No ramal Deodoro, por exemplo, haverá redução de 4 minutos no intervalo entre os trens, ou seja, desde o início da operação até as 20h, o ramal funcionará com intervalo de 6 minutos. Já o ramal Santa Cruz terá intervalos de 8 minutos, entre 8h e 20h. Antes, eram 16 minutos.

O intervalo médio do ramal Japeri será mantido em 16 minutos e serão inseridas viagens extras, conforme demanda. Também haverá trens disponíveis ao público após o término da operação comercial, partindo das estações próximas aos locais que estiverem acontecendo competições. As viagens serão feitas em trens com ar-condicionado e composições formadas por oito carros de passageiros (capacidade para transportar 2 mil pessoas). Nos finais de semana e feriados, a concessionária acrescentará viagens à operação e, em 19 dias de competições, terão sido realizadas cerca de 500 partidas adicionais à programação regular.

A previsão da SuperVia é de que no período dos Jogos sejam ofertados, diariamente, 3 milhões de lugares em cerca de 1,3 mil viagens.