Supermercados conhecem estudo de logística urbana da cidade

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 17 de abril de 2012 as 15:40, por: cdb

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto Camargo, e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentaram nesta terça-feira (17) à diretoria da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) o Estudo de Logística Urbana de Curitiba.

Participaram o presidente da Apras, Joelmir Zonta, outros representantes do setor de supermercados e os consultores do BID Eurípedes Patápio Smaniotto e Gildo Balliana. A apresentação começou com o histórico do estudo, que surgiu após a realização do 1º Seminário de Logística Urbana de Curitiba, em março de 2010.

Ao final do seminário, o BID e a Prefeitura negociaram a realização de um estudo técnico que culminou com a assinatura, em dezembro de 2010, do Acordo de Cooperação Técnica para o “Apoio à Melhoria da Logística Urbana de Curitiba”, conforme as recomendações emanadas da “Carta Curitiba“.

Gilberto Camargo explicou que os recursos financeiros aplicados pelo BID no (não reembolsáveis) representam 80% do acordo de cooperação técnica. O Município entra 20% do valor total sob a forma de utilização de infraestrutura, de pessoal técnico e outras ações que complementem o estudo.

A Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento,é responsável pelo gerenciamento dos componentes do trabalho. Ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a supervisão, monitoramento e
validação técnica de cada etapa objeto do acordo de cooperação técnica.

O estudo está em fase inicial de execução, com a conclusão de inventários e levantamentos de informação de frota de veículos, de parques e clusters logísticos e de infraestrutura.

Também foram feitos levantamentos relativos ao uso do solo com vistas a investimentos em equipamentos de logística e aqueles preparatórios para as pesquisas de O/D e contagem volumétrica classificada de veículos.

Paralelamente foram iniciados os estudos de mercado, através de visitas técnicas aos operadores logísticos que atuam na Distribuição Urbana de Mercadorias em Curitiba e Região Metropolitana.

Realizado em novembro de 2011, o 2º Seminário de Logística Urbana de Curitiba, objetivou a apresentação do escopo de trabalho e a mobilização dos diversos setores econômicos atuantes na atividade logística, como operadores e transportadores de carga, geradores de tráfego, desenvolvedores e investidores logísticos e que atuam na cadeia logística da cidade.

Todos os trabalhos realizados até agora foram executados pela Agência Curitiba, pela equipe técnica do Ippuc e pelos consultores locais do BID.

No momento, o BID aguarda a apresentação de propostas relativas ao processo licitatório, para a contratação da consultoria que irá executar os serviços de acordo com os objetivos estabelecidos no Acordo de Cooperação Técnica, o que deve ocorrer até o final deste mês.