Substâncias químicas encontradas no Iraque podem ser pesticidas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de abril de 2003 as 08:57, por: cdb

As substâncias químicas encontradas por tropas norte-americanas numa região agrícola ao sul de Bagdá podem ser apenas pesticidas, disse o general Benjamin Freakly, da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército. Ele disse que as substâncias estavam armazenadas em barris, não em forma de armamento.

Sendo assim, pode tratar-se simplesmente de pesticidas para uso agrícola. “É uma substância química líquida, mas não foi colocada em algo que pudesse ser lançada contra os nossos soldados”, disse Freakly à CNN. Se tivessem estado em forma de armamento, “a teríamos encontrado provavelmente num projétil de artilharia ou num míssil de artilharia, ou, quem sabe, numa bomba de avião ou em algo que o inimigo poderia disseminar contra as tropas”, disse o oficial norte-americano.

As substâncias foram encontradas na sexta-feira durante a inspeção de dois locais a sul de Bagdá, perto da cidade de Karbala. Um dos locais era utilizado para treino militar e o outro era uma exploração agrícola, disse Freakly. No complexo agrícola estão 13 barris enterrados e as primeiras provas sobre o seu conteúdo não foram conclusivas. O secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, mostrou-se na segunda-feira cauteloso sobre este assunto, afirmando não querer fazer especulações sobre o material encontrado